A Immersive Technologies tem avançado na entrega de um número recorde de soluções de desenvolvimento de mão de obra e treinamento de minas para a indústria, gerando crescimento significativo do portfólio de produtos e serviços.
O uso da tecnologia para otimização de performance de operadores de máquinas pesadas é um case de sucesso da empresa, que contabiliza resultados na economia de combustíveis – e outros colaterais. Durante o 14º Workshop Opex, o gerente regional Brasil, Guilherme Contador, ressaltou dois cases de sucesso.
Um de 2022 – projeto premiado pela Revista Minérios & Minerales com foco em redução de combustível – e o apresentado na edição deste ano, com outro equipamento, voltado para segurança e que teve resultados como economia de combustível. “Construímos currículos de treinamento, ajudamos a implantar melhoria contínua: analisamos dados da mina, entendemos quais são os objetivos, os gaps que há de operadores e desenvolvemos treinamentos baseados nisso, com nossa tecnologia de simulação, que traz mais benefícios do que se você tivesse que fazer isso no campo”. “Sobre o treinamento, o simulador é uma cabine, numa realidade virtual.
Entregamos a tecnologia e acompanhamos o cliente para ele entender e analisar os dados. Construirmos treinamentos mais focados, com resultados ainda melhores. O simulador tem toda parte psicomotora que capta todas as ações do operador: se usa o freio no momento certo da rampa, a forma da manobra, etc.
Quando atua no comportamento do operador, tem resultados em produtividade, como redução de custo (combustível, pneus, manutenção não prevista), segurança e até mesmo tempo total de treinamento”, detalha Guilherme Contador. Ele citou resultados obtidos em uma das principais mineradoras do país. “Diminuímos por quase a metade o tempo de preparação de um operador, que era de 400 horas. O simulador consegue formar mais pessoas em menos tempo”, finaliza.