Horizonte Minerals obtém licença para projeto no Araguaia (PA)

A Horizonte Minerals informou que obteve licença de instalação (LI) para desenvolvimento de seu projeto de ferroníquel no município de Conceição do Araguaia, no Pará. A licença foi outorgada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

De acordo com a mineradora com sede em Londres, a LI permite a empresa dar andamento à construção da usina de beneficiamento e infraestrutura da planta. “Estou muito feliz em anunciar a obtenção da licença do Projeto Araguaia. Sujeito ao financiamento, a empresa está agora em posição para iniciar a construção, com as licenças ambientais necessárias aprovadas, incluindo de captação de água emitidas em 2018 juntamente com a nova LI emitida”, comentou Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals.

A mineradora informa que seu segundo projeto no Brasil, chamado Vermelho, em Carajás (PA), de cobalto-níquel, ainda está em estudo de viabilidade, que deverá ser concluído em breve. Este projeto visa atender o mercado de baterias para veículos elétricos. Os investimentos previstos nos dois projetos – Araguaia e Vermelho – ultrapassam US$ 500 milhões.

A empresa trabalhou com a Environmental Resource Management (“ERM”), líder global neste campo, em conjunto com as empresas brasileiras Integratio Mediação Social e Sustentabilidade e DBO Engenharia Ambiental para obtenção das licenças.

A planta e a infraestrutura do projeto Araguaia serão construídas ao longo de um período de 31 meses, segundo comunicado da empresa. A capacidade total é de 900 mil t/ano de minério. O produto será transportado por rodovia para o porto de Vila do Conde (PA), para exportação.

A expectativa é que o projeto Araguaia gere aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos, ao longo dos 28 anos de operação. Durante as obras, o empreendimento deve alcançar mais de 1.000 trabalhadores.

Um comentário em “Horizonte Minerals obtém licença para projeto no Araguaia (PA)

  • 28 de junho de 2019 em 11:28
    Permalink

    Bom dia,
    Me chamo Charles, e gostaria de saber se tem alguma previsão de iniciar este projeto? sou de Conceição do Araguaia – PA e tenho muito interesse em conseguir uma vaga de trabalho na minha cidade.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *