Gizelia Matos, 49 anos, com graduação em administração de empresas, MBA em gestão de negócios e de projetos

Gerente de Meio Ambiente

Sou Gizelia Matos, 49 anos, com graduação em administração de empresas, MBA em gestão de negócios e de projetos, especialização em auditoria ambiental e gestão e tecnologias ambientais. Trabalho na área ambiental há 26 anos, sendo 20 deles dedicados à área de mineração.

Acredito que o destino foi me direcionando na carreira. Quando iniciei meu curso de saneamento ambiental no ensino médio, não tinha ideia de onde o mesmo poderia me levar, mas a cada etapa do curso fui tendo a certeza que estava no caminho certo, pois fui me apaixonando ano a ano até a conclusão do mesmo. Nessa época, trabalhar na mineração ainda era algo muito distante, pois eu não imaginava que poderia ter coragem de sair de São Luis do Maranhão, a minha cidade natal.

Com o tempo o network foi se ampliando e então recebi uma proposta para trabalhar em mineração. Tomar essa decisão não foi fácil, pois a partir dali minha vida daria uma reviravolta, mas sempre fui movida a desafios e então aceitei.

Um dos principais desafios enfrentados por mim foi o de fato ser mulher e assumir liderança em um ambiente culturalmente masculino. Assim que iniciei na carreira, ouvi de um gestor que jamais teria um cargo de liderança. O mundo dá voltas e há 10 anos assumi a gestão de meio ambiente na Hydro e em alguns períodos também assumi a gestão de saúde e segurança de relacionamento social. Esse crescimento se deu pelo meu comportamento e postura, sempre respeitosa em todos os níveis, com equilíbrio emocional, mesmo em momentos de pressão e pelo reconhecimento de minhas competências.

Outro grande desafio foi de tentar o equilíbrio entre o trabalho e a família. Acredito que obtive sucesso graças à ajuda e parceria do meu marido. Ele sempre soube que a família é e sempre será minha base. Mais que minha carreira é meu sonho, minha realização. Ao longo desses anos ele me ajudou bastante, dividindo e as vezes até assumindo algumas lacunas que pudesse deixar em casa.   Espero poder contribuir e deixar um legado para que a força feminina continue e aumente sua presença em ambientes antes não ocupados por nós. 

Deixe uma resposta