Fortescue ganha financiamento da ARENA para desenvolver carregadores rápidos de 6 MW para o setor de minério de ferro

Fortescue ganha financiamento da ARENA para desenvolver carregadores rápidos de 6 MW para o setor de minério de ferro

A Agência Australiana de Energia Renovável (ARENA) anunciou hoje uma doação de A$ 10 milhões (US$ 6,5 milhões) à Fortescue para desenvolver, construir e demonstrar os primeiros carregadores rápidos para veículos pesados ​​em minas.

O projeto “Carregador rápido para veículos elétricos pesados ​​com bateria” da Fortescue, de A$ 35,3 milhões, desenvolverá carregadores rápidos de 6 MW, capazes de carregar caminhões elétricos com bateria de 240 t em menos de 30 minutos.

Desenvolvido pela Fortescue Zero, o carregador rápido de 6 MW será compatível com uma ampla gama de equipamentos de mineração pesada movidos a bateria e elétricos e projetado para atender a todos os requisitos operacionais, diz a Fortescue.

Ao anunciar o financiamento da ARENA, o CEO da Fortescue Metals, Dino Otranto, disse: “Como parte do nosso plano de descarbonização, pretendemos lançar cerca de 250 carregadores rápidos de capacidades variadas em nossas operações de minério de ferro antes do final desta década.

“Este projeto não só servirá como um catalisador para a demanda de clientes externos da indústria pesada, mas também permitirá uma redução significativa nas emissões.”

O CEO da ARENA, Darren Miller, disse que o projeto ajudaria a reduzir as emissões em uma das indústrias mais intensivas em carbono da Austrália.

“A ARENA está trabalhando para reduzir as emissões da indústria pesada da Austrália, com o transporte pesado no topo da lista de prioridades do setor de mineração.

“O transporte pesado para minas remotas contribui com cerca de um quarto das emissões da indústria de mineração e é considerado um setor difícil de reduzir, por isso estamos investindo em tecnologias que farão parte da solução.

O financiamento foi concedido sob o Industrial Transformation Stream do Governo Australiano, parte do Powering the Regions Fund. Este programa de A$ 400 milhões visa apoiar a redução de emissões em instalações industriais existentes na Austrália regional.

O projeto é o próximo estágio do desenvolvimento do carregador rápido para a Fortescue, com base em um protótipo de 3 MW existente. Uma vez desenvolvido, o carregador rápido será instalado, demonstrado e testado nas minas Hazelmere e Christmas Creek da Fortescue.

“Se o carregador rápido puder ser validado com sucesso no local operacional da mina Christmas Creek, gostaríamos de ver a tecnologia amplamente implantada na indústria de recursos da Austrália”, disse Miller. “Esses são os tipos de desafios que a ARENA está buscando abordar por meio do Industrial Transformation Stream.”

O carregador rápido será desenvolvido com a padronização global do sistema de carregamento em mente, garantindo compatibilidade com qualquer equipamento que atenda ao padrão do conector em aplicações de mineração, ferrovias e outras indústrias pesadas.

A mineração de minério de ferro australiana produz aproximadamente 5 Mt de CO2 a cada ano devido ao consumo de diesel da frota. Os caminhos para descarbonizar as operações de mina são atualmente limitados pela falta de soluções comercialmente disponíveis no mercado.

A CEO da Fortescue Zero, Ellie Coates, disse: “Esses carregadores inovadores foram projetados para serem uma solução de carregamento rápido, segura, robusta, de alta potência e escalável para diversas aplicações veiculares diferentes.

“Aproveitando nossa capacidade de classe mundial em soluções de bateria e carregamento do automobilismo, os carregadores rápidos foram desenvolvidos para as condições desafiadoras de Pilbara. Equipados com opções de conexão robótica, eles poderão alimentar os futuros caminhões elétricos de bateria Liebherr T 264 de 240 t da Fortescue em apenas 30 minutos.”

Os testes preliminares estão em andamento e o projeto deve ser concluído no final de 2025.

(Divulgação: In the mine)

One thought on “Fortescue ganha financiamento da ARENA para desenvolver carregadores rápidos de 6 MW para o setor de minério de ferro