Economia de energia em motores e inversores

A WEG mostrou em sua palestra no Workshop que a inteligência virtual possibilita na Indústria 4.0 que os dados medidos sejam interpretados de forma mais fácil e em qualquer lugar, reduzindo os riscos aos funcionários nas intervenções em locais de difícil acesso, garantindo assim um controle melhor da planta. No evento, a empresa apresentou uma solução WEG que aumenta a eficiência energética e vida útil nos britadores de uma produtora de cal. A economia de até 39% em energia é obtida através de inversores CFW11 da empresa, com software otimizado para reduzir o consumo durante a ausência de material na britagem.

A economia de energia dos inversores WEG acontece através de um algoritmo Inteligente Flexível, que entende a dinâmica de cada máquina e limita a potência do motor conforme a demanda de torque. O conceito é a redução do fluxo magnético instantes após o inversor detectar uma redução de carga no eixo do motor.

A perda no entre-ferro do motor é diretamente relacionada à tensão aplicada no mesmo, logo reduzindo-se a tensão reduz-se a perda magnética.

Em cada aplicação, as características da máquina e do regime de carga são minuciosamente consideradas no ajuste do inversor, garantindo o mínimo consumo e ágil resposta de torque.

O principal objetivo deste recurso é reduzir o consumo de energia, mas ele também proporciona ganho de vida útil ao sistema elétrico, principalmente no motor e inversor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *