ABB apresenta inovações em inversores e motores

Companhia almeja aumentar sua participação no segmento com produtos que melhorama eficiência de máquinas e Equipamentos

Com o objetivo de apresentar soluções de otimização de processos e redução de custos, a ABB, provedora de tecnologias de energia e automação, organizou o workshop Soluções para Mineração. A empresa, que recentemente inaugurou sua quinta fábrica no País (Sorocaba, SP), pretende aumentar a sua participação no setor mineral com o fornecimento de produtos e serviços especializados, como os conversores e inversores de frequência (drives), motores elétricos, geradores, softwares, robôs, entre outros.

Durante o evento, realizado em novembro no Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte (MG), os profissionais da empresa apresentaram as características do inversor de frequência ACS 880, nas versões single e multi, que será fabricado em Sorocaba a partir de dezembro. O equipamento, de alto desempenho e dimensões compactas, é utilizado para controle de velocidade de diversas aplicações, como bombas e esteiras transportadoras. Além da simplicidade de programação, instalação e manutenção, a principal característica do inversor é o controle direto de torque (DTC).

Ainda no segmento de drives, os engenheiros da empresa expuseram as funcionalidades do ACS 2000 de média tensão, desenvolvido para proporcionar controle confiável e segurança na operação de motores para diversas aplicações.

O inversor, também fabricado na nova unidade de Sorocaba, possui tecnologia Active Front End (AFE), que minimiza harmônicos do lado da rede sem a necessidade de uso de transformadores isoladores específicos, com a vantagem de correção do fator de potência e regeneração de energia. Recentemente, a Vale adquiriu 83 conjuntos dessesdrivespara o projeto S11D, visando ao controle e operacionalização das correias transportadoras do empreendimento.

Segundo dados da companhia, o mercado de inversores de frequência para o setor de mineração tem grande potencial de crescimento, já que apenas cerca de 40% dos equipamentos (motores, bombas, moinhos e correias) utilizam esses acionamento. “Com drives, as mineradoras podem otimizar suas operações, obtendo um consumo menor de energia, melhor operabilidade e um aumento da longevidade do equipamento”, ressalta Felipe Yossida, gerente de produto (Drives) da ABB.

Acionamentos ACS 800 MD durante manutenção preventiva

Em motores, os palestrantes destacaram os modelos de imãs permanentes síncronos para aplicações de baixa velocidade. O acionamento do motor, feito por inversor de frequência, garante alta eficiência energética, redução de espaço e peso, e diminuição dos custos de instalação e de manutenção.

Durante a workshop, profissionais da ABB discursaram sobre um caso de sucesso na Mineração Rio do Norte (MRN), no qual foram feitas otimizações e melhorias no sistema de motores da planta de bauxita da mineradora.

Com instalações nas unidades de Sorocaba e Betim (MG), a ABB realiza reparo e análise da vida útil de motores, independentemente da marca do equipamento. Para 2015, a empresa planeja abrir mais duas unidades de serviços, uma no Pará (visando dar suporte às atividades da Vale), e outra no Rio de Janeiro. Presente em cerca de 100 países, a companhia emprega aproximadamente 145 mil pessoas.

Inversor de frequência ACS 880 será fabricado na nova unidade de Sorocaba (SP)

Deixe uma resposta