• Assine
  • Livros
  • Edições
    • Edições 2022
    • Edições 2021
    • Edições 2020
    • Acervo
  • Login assinantes
  • Publicidade
sexta-feira, julho 1, 2022
  • Login
  • 24º Prêmio de Excelência
  • Youtube
  • Workshop OPEX
No Result
View All Result
Revista Minérios e Minerales
PDCA EBEC SANDVIK GHT MTEXPO CECA23_Sweepstakes_Banners_935x125_por-BR
  • 24º Prêmio de Excelência
  • Youtube
  • Workshop OPEX
No Result
View All Result
Revista Minérios e Minerales
No Result
View All Result
  • Assine a revista
  • Edições
  • Nossos livros
  • Prêmio de Excelência
  • Workshop Opex
  • Minérios Podcast
  • Youtube
  • Publicidade
Home Destaques

Diminuição do tempo de permanência dos trens no Terminal Pires

20 de julho de 2017
in Destaques
0
Compartilhar no facebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no linkedinEnviar para um amigoEnvie por email
Com o aumento de expedição de minérios previsto no Terminal Ferroviário do Pires para os próximos
anos, após avaliação das oportunidades, concluiu-se que seria necessário reduzir o tempo de carregamento de trens por falta de capacidade do sistema logístico.
Este acréscimo será ocasionado pelo aumento de produção do Complexo Itabiritos (MG) e pela entrada de
operação da Estrada Pico Fábrica.
Para identificar os problemas do terminal de expedição do Pires com objetivo de reduzir o tempo total de permanência de trens foi utilizada a metodologia Seis Sigma, buscando relacionar as causas mais rele-
vantes que impactavam neste tempo e, após as análises dos focos do problema, definir as ações. Entre essas ações, pode-se destacar a de realocação do posto de trabalho do operador do terminal, juntamente com os equipamentos da balança ferroviária, para junto do ponto de aspersão, reduzindo em mais de 55% a distância que o operador precisava deslocar para concluir suas tarefas em cada carregamento de trem. Além disso, foi operacionalizado o aspersor e amostragem para 5 km por hora e adequado o limpa-trilhos para limpeza de passagem de nível.
Após a implantação das ações, foi notável a redução do tempo de permanência e da variabilidade, tornando o processo mais capaz e estável.
INTRODUÇÃO
Com o aumento de expedição de minérios previsto no Terminal Ferroviário do Pires – Mina Fábrica – para os próximos anos, superando já no primeiro ano em quase 500 mil t a capacidade, a partir de setembro de
2014 a equipe analisou as oportunidades que possibilitariam o aumento de expedição no terminal, selecionando atuar no tempo de permanência, onde a equipe teria autonomia para atuar. Este acréscimo de expedição será ocasionado pelo aumento de produção do Complexo Itabiritos e pela entrada de operação da Estrada Pico Fábrica.
O indicador tempo de permanência de trens é a medição do tempo entre a chegada do trem no terminalaté a sua partida. É divido em três momentos: antes, durante e depois. No momento “antes” são realizadas as tarefas recebimento, vistoria e posicionamento. No momento “durante” são realizadas as tarefas de manobras de posição e inspeções de linha férrea e carga. No momento “depois” são realizadas as tarefas de aspersão, pesagem via balança ferroviária dinâmica, teste de freio e documentação fiscal do trem. Cada evento do trem é acompanhado através de sistema próprio, denominado SCTE – Sistema de Controle de Trens e Eventos, contendo alto nível de detalhes, o que contribuiu para análise de dados utilizando as ferramentas indicadas na metodologia Seis Sigma.
A meta geral foi reduzir o tempo médio de permanência de trens do Terminal do Pires em 8 min, saindo de 224 para 216 min, até junho de 2015, com período de verificação de junho a agosto de 2015, definida pelo método da lacuna, determinando como baseline o período de setembro de 2014 a janeiro de 2015, período mais estável após implantação de outras melhorias no processo.
A meta proposta pelo projeto apresenta para a empresa um aumento de capacidade de expedição de 118 mil t/ano no terminal do Pires.
DESENVOLVIMENTO
Observando a permanência através dos gráficos de Pareto e dispersão de pontos, nota-se diversos eventos que não são do processo, com baixa frequência, porém com alto impacto.
Os eventos foram agrupados em processo e desvio, podendo notar grande variabilidade, apresentando
maiores oportunidades de melhoria. Os eventos do tipo processo, retirando os outsiders, devem ser normais. Os eventos do tipo desvio, concentrados próximos de zero – porém, vários pontos com alto valor e
que impactaram fortemente no indicador.
No diagrama de árvore e Pareto quantifico-se os eventos que mais impactaram no tempo de perma-
nência e então foram priorizados os focos de atuação, sendo “em carregamento” e “em aspersão”, represen-
tando 87,4% do tipo processo. Os eventos “aguardando pesagem”, “aguardando aspersão” e “limpeza de linha”, representando 52% do tipo desvio.
ESTABELECIMENTO E IMPLANTAÇÃODO PLANO DE AÇÃO
Após a análise do processo, foi estabelecido um plano com 16 ações.
Dentre as ações, pode-se destacar algumas. A redefinição da ferramenta “limpa-trilhos”, que era utilizada
para fazer a limpeza de linha, porém inadequada passagem de nível, ondem foram instalados implementos de
pá carregadeira, possibilitando executar a limpeza dos sulcos nas passagens de nível com maior agilidade, reduzindo a necessidade de trabalho manual.Outra ação simples e que trouxe resultados foi realocar o posto de trabalho e os equipamentos da balança ferroviária para junto do ponto de aspersão, reduzindo em 55% (2.250 m) a distância que o operador precisa deslocar para executar todas as tarefas de um
único carregamento.
VERIFICAÇÃO DOS RESULTADOS
Na verificação do projeto, os resultados foram considerados ótimos, com redução da média e da va-riabilidade do indicador geral e dos focos priorizados. Em aspersão, resultado também excelente, principalmente das ações de operacionalização do aspersor e controle das velocidades do trem durante a aspersão e amostragem. Os eventos “aguardando aspersão”, “aguardando pesagem” e ‘limpeza de linha”,com resultados muito bons de redução das médias e variabilidades, decorrentes das ações de realocação do posto de trabalho do operador, obtidos através da redução significativa da distância necessária para o profissional realizar todas as tarefas do carregamento de trem.
A capacidade de expedição do terminal do Pires superou a meta proposta pelo projeto, ultrapassando a demanda do terminal para os próximos anos.
Após esta significativa redução do tempo de permanência, foi possível a retirada de uma carregadeira modelo 990H do terminal, realocando para outras atividades na mineração, trazendo redução nos custos de expedição de aproximadamente US$ 350 mil por ano neste terminal.
Outros indicadores, como o peso médio, também
obtiveram impactos positivos, resultado de maior controle do processo e padronização das atividades. Também pode se destacar os ganhos em eficiência energética, aumento de produtividade dos ativos da logística com a redução do ciclo de carga e descarga mina porto. Para a manutenção dos resultados obtidos, foi revisado o procedimento de carregamento ferroviário, incluindo as melhores práticas de realizar a tarefa. Foi padronizado o envio diário do relatório do controle do processo implementado, analisando as ocorrências de tempos fora da meta trem a trem, apresentando também o andamento das metas específicas. Também foi elaborado um controle ma-
nual das apropriações dos eventos do carregamento, realizado pelo operador do terminal que anota todos os eventos do trem para uso em estatísticas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O controle e as melhorias do processo, aliadas às ferramentas da qualidade e produção enxuta, são essenciais para que a empresa se mantenha num mercado desafiador com custos competitivos e satisfação do cliente. A metodologia Seis Sigma traz conceitos pertinentes para a indústria, buscan-
do não somente o atingimento das metas especificadas, mas principalmente a redução da variabilidade no processo, onde podem ser obtidos os maiores ganhos.
A melhoria é contínua e nunca termina, e ao resolver um problema, outro fica mais aparente, e é apenas o gargalo mudando de local.
Tags: Matérias
CECA23_Sweepstakes_Banners_935x125_por-BR PDCA MTEXPO SANDVIK GHT EBEC

Leia também

Três dicas que ajudam a garantir a produtividade das escavadeiras

Três dicas que ajudam a garantir a produtividade das escavadeiras

5 de novembro de 2021

Escolher o equipamento correto para a operação a ser realizada é a principal prática recomendada pela Link-Belt  Independentemente da finalidade,...

Implantação de índice de performance aumenta produtividade e engajamento de equipes

19 de julho de 2017

Brett Hodges, Antônio Maria Coutinho, Ever Junior Pinto Dias, Mônica Paiva e Anna Thereza Neves

A mineração brasileira aquece suas turbinas e se prepara para o Brasil 2018 – 2022

19 de julho de 2017

José Mendo Mizael de Souza

Next Post

Governo envia ao Congresso MPs

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I agree to the Terms & Conditions and Privacy Policy.

Exclusivo

  • Exclusivo
Mineração Rio do Norte se mobiliza para combater o coronavírus

Mineração Rio do Norte se mobiliza para combater o coronavírus

2 anos ago
Mineração Vale Verde conclui planta de cobre em Alagoas

Mineração Vale Verde conclui planta de cobre em Alagoas

1 ano ago

Populares

  • Como melhorar a produtividade da equipede manutenção da planta em Chapada

    Como melhorar a produtividade da equipe
    de manutenção da planta em Chapada

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Tecnologia e digitalização no futuro da mineração

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Luvas protegem juntas em tubulação e evitam desgaste

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Confira as fotos do 13°Workshop Opex e a premiação do 24°Prêmio de Excelência

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Telemetria em caminhões e máquinas otimiza custos nas operações

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

Assine nossa newsletter

Conteúdos

  • 23º Prêmio de Excelência
  • 24° Prêmio de Excelência
  • Artigos
  • Automação
  • Barragem de rejeitos
  • Cadeias de Produção
  • Coluna do Geólogo
  • Comunidade
  • Correias transportadoras
  • Cotação
  • Destaques
  • Destaques da Edição
  • Destaques-Ajustes
  • Edição 200 Minas – Investimentos
  • Edição Revista Minérios e Minerales
  • Empregos
  • Equipamentos e Materiais
  • Eventos
  • Exclusivo
  • Exploração
  • Exportações
  • Gestão
  • Internacional
  • Investimentos
  • Manutenção
  • Meio ambiente e Sustentabilidade
  • Mulheres na mineração
  • POLITICA DE PRIVACIDADE
  • Tecnologia
  • Videos

Sobre nós

Somos a editora M3, grupo editorial presente no mercado há 60 anos que também publica a Revista O Empreiteiro.

  • Mulheres na mineração
  • Empregos
  • Equipamentos e Materiais
  • Exclusivo
  • Destaques
  • Investimentos
  • Eventos
  • Tecnologia
  • Meio ambiente e Sustentabilidade
  • Política de privacidade

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Assine a revista
  • Edições
  • Nossos livros
  • Prêmio de Excelência
  • Workshop Opex
  • Minérios Podcast
  • Youtube
  • Publicidade

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.

Entre em contato pelo nosso Whatsapp!