Dia Estadual da Mineração pode ser comemorado em 9 de setembro

Está em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei 620/2008, que institui o Dia Estadual da Mineração, a ser comemorado anualmente no dia 09 de setembro. O projeto foi é de autoria do deputado João Caramez (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração.

A frente, composta por mais de 30 deputados e entidades públicas e privadas do setor, entregou no dia 09 de setembro o primeiro relatório dos trabalhos desenvolvidos desde a sua constituição, em março de 2007. O relatório foi apresentado em um evento que reuniu representantes do Ministério de Minas e Energia, FIESP e secretarias de Estado de Desenvolvimento, Meio Ambiente e de Saneamento e Energia e traça um panorama atualizado da mineração paulista, os principais entraves que afetam o setor e as propostas para o seu desenvolvimento sustentável.

Os dados apresentados demonstram a importância da mineração paulista que é voltada para o consumo interno e constituída basicamente de minerais não metálicos extraídos em pequenas e médias minerações.

São Paulo ainda se destaca por ser o maior produtor de revestimentos cerâmicos das Américas, sendo responsável pela geração de 25 mil empregos diretos e 250 mil indiretos e por produzir no próprio Estado 100% da água mineral que consume, além de ser responsável por mais de 33% da produção nacional.

“O Dia Estadual da Mineração deve existir para que se redobrem as atenções para o setor, que é tão fundamental para a população quanto a urbanização, a agricultura e a industrialização”, conclui o deputado João Caramez.
Fonte: Padrão

Deixe uma resposta