Cummins e a transição energética na mineração: motor dual fuel (Etanol/Diesel) e HVO em foco
Focada na transição energética e em oferecer soluções sustentáveis para a mineração, a Cummins está liderando o desenvolvimento de tecnologias disruptivas para a redução de emissões de CO₂ em operações off-road.
Conforme Jonathan Mello, porta-voz da Cummins, a estratégia da empresa se baseia em um portfólio de tecnologias escaláveis, com destaque para a aplicação de combustíveis alternativos e a eletrificação.
1. Motor Dual Fuel HHP: Etanol e Diesel
Em um projeto inovador desenvolvido no Brasil em colaboração com a Vale e a Komatsu, a Cummins está testando a aplicação de um motor HHP (Alta Potência) dual fuel. Este modelo utilizará uma combinação de dois tipos de combustível: etanol e diesel.
Esta tecnologia visa a redução significativa nas emissões de CO₂ sem comprometer a robustez e o desempenho exigidos na mineração. Segundo Jonathan Mello, o motor entrará na sala de testes da Cummins ainda neste mês de junho, marcando um passo importante para a descarbonização dos motores HHP na América Latina.
2. Diesel Renovável (HVO) e Redução de Emissões
A Cummins também reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade ao anunciar a aprovação do uso de combustíveis parafínicos não misturados (EN15940), como o Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), em toda a sua linha de motores diesel de alta potência.
A utilização de diesel renovável, como o HVO, tem demonstrado potencial para reduzir a emissão líquida de Gases de Efeito Estufa (GEE) em até 90%, em comparação com o diesel convencional, dependendo da matéria-prima de produção. Os motores HHP da Cummins já aceitam até 100% de HVO, um avanço comprovado após um trial bem-sucedido na mina Kennecott (KUCC), nos Estados Unidos, cuja conversão total foi finalizada em janeiro de 2024.
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3. Kits Híbridos e Soluções Off-Road com First Mode
Outra solução da Cummins visando acelerar a transição energética foi a aquisição da First Mode em fevereiro deste ano. A First Mode é especializada em tecnologias de descarbonização para aplicações fora de estrada, com foco em soluções híbridas que combinam sistemas de baterias com motores de combustão.
A empresa está com cinco retrofit kits híbridos disponíveis para testes em 2025 e busca ativamente parceiros estratégicos na América Latina — incluindo mineradoras no Chile, Peru e Brasil — para iniciar essa fase de validação em campo.
Conforme Jonathan Mello, essas tecnologias “serão fundamentais para apoiar a indústria no caminho rumo às zero emissões, com soluções escaláveis e adaptáveis à realidade operacional”.
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