Crusader implementa programa social em Minas Gerais

Por meio de ações de educação, meio ambiente e investimentos em melhorias da infraestrutura local, “Programa de Investimento Social” beneficia milhares de moradores de Posses, Munis e Palmital

A Crusader foi uma das ganhadoras do 18° Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira da revista Minérios & Minerales com o “Programa de Investimento Social”. Elaborado por Adriana da Cruz Pires, Cristiano Duarte, Isabel Azevedo e Rolf Georg Fuchs, o projeto envolve o repasse de verba, de forma sistemática e monitorada, para fins públicos, ou seja, recursos direcionados para o atendimento de necessidades e prioridades da comunidade, com foco na transformação social.

O programa foi desenvolvido pela mineradora em parceria da consultoria Integratio Mediação Social e Sustentabilidade, com o objetivo de envolver as comunidades de Posses, Muniz e Palmital, localizadas vizinhas à mina, no município de Caeté (MG).

Para o Programa de Investimento Social, foi desenvolvido um plano de trabalho que está sendo executado por etapas, com a participação da mineradora, comunidade e prefeitura. Neste plano, foram programados encontros periódicos com a comunidade para apresentação e desenvolvimento do programa, que contaram com a realização de consultas públicas, com o objetivo de possibilitar o envolvimento da comunidade de forma participativa e democrática.

Nos encontros já realizados com a prefeitura foram apresentados os posicionamentos das etapas concluídas do programa até o momento. Estes encontros de posicionamento com a prefeitura também serão realizados a cada etapa do programa concluída.

Uma das ações do programa refere-se a melhoria das vias de acesso das comunidades de Posses, Muniz e Palmital. Na área de educação, a companhia criou um programa para a capacitação de jovens e adultos dessas regiões por meio de cursos de informática, elétrica civil e mecânica industrial – as aulas contam com o apoio do Senai de Sabará e os temas dos cursos são sugeridos pela própria população. No total, 14 das 23 etapas ações proposta pelo o plano de trabalho, já foram concluídas.

Conheça os autores do projeto

Adriana da Cruz Pires – Técnica em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho pela CFP –Centro de Educacional de Caeté da FEC. Profissional da área ambiental há 9 anos, atuou na pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caeté/MG, e hoje, na Crusader do Brasil há 3 anos, atua como técnica em meio ambiente e também é a responsável pelo relacionamento com comunidades.

Cristiano Duarte – Relações Públicas pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialista em Comunicação Social: Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG, e especialista em gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos pela UNOPAR.

Izabel Azevedo – Relações Públicas pela Faculdade Anhanguera e especialista em, já desenvolveu estudos na área de comunicação social e sustentabilidade.

Rolf Georg Fuchs – Jornalista e Relações Públicas, formado pela PUC Minas. Diretor executivo e sócio fundador da Integratio Mediação Social e Sustentabilidade.

Leia na íntegra o trabalho “Programa de Investimento Social”.

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *