CPRM sedia reunião do Projeto OneGeology Board Annual Meeting #7

Diretor-presidente da CPRM Manoel Barretto saúda os membros do OneGeology Board

O evento“OneGeology Board Annual Meeting #7” reuniude 27 a 29 de janeiro, no Salão Nobre da CPRM no Rio de Janeiro, representantes de 11 países, das sete regiões continentais, para analisar atividades e resultados, fortalecer o desenvolvimento de ações pré existentes, bem como propor ações sobre o futuro do OneGeology.

OOneGeologyteve início em 2002 com base numa ação conjunta daInternational Union of Geological Science (IUGSM)e da Unesco, em celebração ao International Year of the Planet Earth (IYPE).É uma iniciativa dos Serviços Geológicos do mundo, e organizações correlatas, que objetiva prover condições de acessibilidade a geologia do mundo de forma harmonizada, via web, através do portal OneGeology.

Em 2006, o OneGeology contava com 25 participantes e hoje reúne 119 nações.Seus objetivos são: promover acessibilidade aos dados do mapa geológico do mundo em ambiente web no contexto global; permutar conhecimento para que todas as nações possam participar efetivamente da iniciativa; acelerar a interoperacionalidade nas Geociências; e usar o perfil doOneGeologypara divulgar a importância das Geociências no contexto global.

Por meio da CPRM, o Brasil participa doOneGeology Projectdesde o início em 2006, quando disponibilizou o Mapa Geológico do Brasil, escala1: 1 milhão, com dados em formato GIS, o que conferiu o quarto lugar como país provedor de dados. A CPRM tem tido papel relevante perante o OneGeology, e emmaio de 2014,firmouoContrato de Adesão entre OneGeologye o Serviço Geológico do Brasil, tornando-se membro principal.

A partir daí a CPRM avançou para outros estágios de acessibilidade dos seus dados, em diferentes formatos (WMS, WFS) e recentemente procedeu a harmonização da geologia do Brasil para a linguagem GeoSCiML padrão do OneGeology em uso pelos países no contexto global.

Representantes das sete regiões continentais e da CPRM

Atualmente, em função do recente e considerável avanço no processamento e disponibilidade dos dados geológicos, a CPRM está sendo indicada pelo Comitê OneGeology para a categoria cinco estrelas. A acreditação pelo OneGeology tem por base a avaliação do grau de excelência técnica, modernidade de tecnologia TI e colaboração e/ou apoio com países parceiros. Se aprovada, o Brasil será o único país nessa categoria no OneGeology.

Além disso, a CPRM – Serviço Geológico do Brasil comprometeu-se a colaborar com os serviços geológicos da Venezuela, Uruguai, Paraguai, Suriname e Cuba, no processamento dos dados (WMS, WRS, GeoSciML) , visando a elaboração do mapa geológico desses países, disponibilizando suporte técnico.

O diretor- presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto destacou a satisfação de sediar a reunião com representantes de sete regiões continentais, África, Ásia, Europa, Eurásia, Oceania e as Américas do Sul, Central e do Norte.

“OOneGeologytem a nobre missão de disseminar a importância do conhecimento geocientífico para a preservação do nosso planeta. Queremos mostrar para a sociedade como usufruir desse conhecimento de forma sustentável”, explicou Barretto. Para ele é um orgulho ter a CPRM como membro principal do projeto representando o Brasil.

“A posição assumida pela CPRM, no âmbito do OneGeology, aumenta a responsabilidade frente aos compromissos previamente acordados durante o encontroOneGeology South America Meeting: Rio -2014, quando foi discutido o processo de elaboração do Mapa Geológico da América do Sul no formato GeoSciML. Queremos colaborar cada vez mais com os demais Serviços Geológicos sul–americanos”, afirmou o diretor-presidente.

Membros do OneGeology Board visitam o Museu de Ciências da Terra

Como parte da programação do evento teve lugar a exposição de Mapas da América do Sul e do Brasil (geológico, hidrogeológico, tectônico, metamórfico, entre outros), em diferentes escalas, elaborados ou em desenvolvimento pela CPRM. Na oportunidade a CPRM expos, pela primeira vez os Mapas Litológico e Geocronológico do Brasil, escala 1:1M, confeccionados em linguagem GeoSCiML, harmonizados globalmente, desenvolvidos com base no padrão OneGoelogy.

Já os países membros tem obrigações e deveres de promover os objetivos doOneGeology; assumir o pagamento da cota anual para completar os serviços administrativos e funções de coordenação técnica do Projeto; prover oportunidade de acesso a capacitação técnica continuada dos seus profissionais em TI; e prover também dados para o Portal OneGeology, permitindo acessibilidade pela sociedade.

Os diretores da CPRM Eduardo Santa Helena, Roberto Ventura,Stenio Petrovich e Antonio Bacelar participaram do evento, promovido e organizado pela Assessoria de Assuntos Internacionais.

Fonte: Redação MM

Deixe uma resposta