Anglo American completa 30 dias do centro de operações remotas no Sistema Minas-Rio

Anglo American completa 30 dias do centro de operações remotas no Sistema Minas-Rio

A Anglo American está completdoan, neste início de outubro, os primeiros 30 dias de atuação do Centro de Operações Remotas (COR) inaugurado no Sistema Minas-Rio, principal investimento global da companhia e que fica em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), a cerca de 170 km da capital Belo Horizonte. Com investimentos de cerca de R$ 7 milhões, o novo espaço foi concebido para centralizar a operação e o monitoramento de equipamentos de mina.

Inicialmente, o COR comandará, de forma remota, a operação de tratores de esteira teleoperados e perfuratrizes autônomas, com planos para incorporar outros equipamentos no futuro. A Anglo destaca que a mudança também está promovendo uma significativa capacitação profissional, favorecendo novas competências para a operação remota, abrindo portas para a inclusão para que pessoas com mobilidade reduzida possam desempenhar funções que antes exigiam deslocamento a locais de difícil acesso.

O Sistema Minas Rio tem capacidade de produção de 26,5 milhões de toneladas de concentrado de minério de ferro por ano. Do interior mineiro até o litoral fluminense, o minério de ferro é transportado por um mineroduto de 529 km que passa por 33 municípios até chegar a São João da Barra (RJ). Pelo terminal do Porto de Açu, no qual a Anglo American possui 50% de participação, o minério de ferro do Minas-Rio passa pelo processo de filtragem e segue para o mercado mundial.

O concentrado de minério produzido no Sistema Minas-Rio possui alto teor de ferro (67,5 %) e baixo teor de impurezas. Do tipo pellet feed, são comercializadas duas categorias do produto: pellet feed de redução direta e pellet feed de alto-forno.