Mineradoras impulsionam bolsas europeias com alta nos preços dos metais

As principais bolsas de valores da Europa iniciaram a semana em alta nesta segunda-feira, impulsionadas pelo bom desempenho das ações de grandes mineradoras, favorecidas pelo aumento nos preços internacionais dos metais. O movimento ajudou a elevar o índice FTSEurofirst 300, que avançava 0,35%, alcançando 832 pontos às 7h28 (horário de Brasília). No entanto, o índice ainda acumula uma queda de 44% no ano.

Mineradoras em destaque: BHP, Anglo American, Vedanta e Rio Tinto

Entre os principais destaques positivos do pregão europeu estavam os papéis de empresas do setor de mineração, com valorização entre 1% e 5% para gigantes como:

A alta está diretamente relacionada à recuperação nos preços dos metais, que refletem expectativas de estímulo econômico em nível global.

Montadoras oscilam à espera de pacote de resgate nos EUA

As ações do setor automotivo também chegaram a subir com a expectativa de um resgate financeiro às montadoras dos EUA, após o governo norte-americano sinalizar o possível uso de parte do pacote de US$ 700 bilhões destinado ao setor financeiro para apoiar General Motors, Ford e Chrysler.

Entretanto, o mercado passou a operar com mais cautela após o presidente George W. Bush declarar que “um anúncio de resgate automotivo não é iminente”.

Com isso, ações como BMW e Daimler AG mantiveram desempenho positivo, enquanto Porsche, Peugeot, Renault e Fiat recuaram.

“Apesar da possibilidade de um impulso imediato com o pacote automotivo, ainda há grandes preocupações quanto aos papéis dos setores financeiro, varejista e imobiliário”, afirmou Chris Hossain, gerente sênior de vendas da ODL Securities.