BHP coloca ativos de cobre e ouro à venda no Brasil
A BHP, mineradora australiana, anunciou a venda de suas áreas com depósitos de cobre e ouro no Brasil, conforme noticiado pelo jornal Valor. Esses ativos, adquiridos em 2023 da Oz Minerals por US$6,4 bilhões, agora são gerenciados pelo banco Santander, responsável por coordenar as negociações.
Segundo o jornal, a Nexa Resources já demonstrou interesse nesses ativos, com especial foco na mina subterrânea de Pedra Branca, que contém depósitos de minério sulfetado de cobre e ouro.
Leia também: Primeira detonação wireless em mina subterrânea é realizada no País
Portfólio de Mineração da Nexa Resources
A Nexa Resources é uma das maiores produtoras de zinco do mundo, com operações em grande escala no Brasil e no Peru:
- Brasil:
- Mina Aripuanã (MT): Mina polimetálica que iniciou a produção comercial em 2023 e é considerada a segunda maior nova produção de zinco do mundo.
- Mina Vazante (MG): Em operação desde 1969, produziu em 2023 um total de 145 mil toneladas de zinco, além de chumbo e prata.
- Peru:
- Mina Atacocha: Produz desde 1938 e registrou um volume significativo de zinco, chumbo, prata e ouro em 2021.
- Mina Cerro Lindo: Considerada a mina subterrânea mais produtiva do país, com alta produção de zinco, cobre, chumbo, prata e ouro em 2021.
- Mina El Porvenir.
- Refinaria de Zinco de Cajamarquilla: A quinta maior do mundo.
Leia também: Aura inicia produção comercial do projeto Ernesto em MT
O interesse da Nexa nos ativos da BHP no Brasil reforça sua estratégia de expansão e diversificação de seu portfólio de mineração, especialmente em um contexto de crescimento na demanda por cobre e ouro.





