Categorias

18 de outubro de 2021

Ava Maria Alves Francisco, Operador de Máquinas Pesadas da Buritirama Mineração

“Me chamo Ava Maria Alves Francisco, tenho 21 anos e estou no mercado de trabalho há mais de 2 anos. Hoje, sou Operadora de Máquinas Pesadas na Buritirama Mineração, mas comecei minha trajetória na companhia trabalhando como Despachante de Cargas – Balança.

Sou natural de Rondon do Pará (PA) e moro na Villa União, em Marabá, há 15 anos. Vim com os meus pais quando eles se mudaram em busca de melhorias para nossa família. Foi pensando nisso também que eu deixei meu currículo na empresa e, logo depois, fui chamada para uma entrevista na qual, graças a Deus, fui aprovada, conseguindo o meu primeiro emprego com carteira assinada.

E hoje eu amo o meu trabalho! Desde as atividades rotineiras como a participação nos Diálogos Diários de Segurança (DDS), que temos todos os dias, passando pelo checklist que cada operador realiza em seu equipamento até a execução de cada função determinada pelo Líder de Operação. Atividades que desenvolvo com o apoio da empresa e sem qualquer distinção por ser uma mulher.

Aliás, minha Líder também é uma mulher, e temos outras profissionais femininas na equipe. Aqui, eu me sinto valorizada por ser mulher, mesmo em uma atividade predominantemente exercida pelo gênero masculino. Sempre fui muito bem tratada e respeitada pelas lideranças e colegas de profissão.

O maior desafio que enfrento no meu trabalho é a busca por ser melhor no que faço, procurando me superar todos os dias como profissional e como pessoa. Se minha Líder determina uma tarefa e vejo que não saiu do jeito que eu queria, na próxima tento melhorar.

Às mulheres que também atuam em mineração, gostaria de dizer que não desistam dos seus sonhos. Trabalhando na Buritirama, eu já realizei vários e, com Deus na frente, um trabalho honesto e respeito a todos, vamos longe. A mulher, por si, já tem um peso de ser dona de casa e ser mãe, e, mesmo assim, poder ir atrás dos seus objetivos profissionais é muito lindo. Eu não sou mãe e nem sou casada, mas admiro muito aquelas que são e também saem de casa todos os dias para trabalhar.”

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp