Argus destaca sistema de proteção a fogo embarcado

A Argus irá apresentar os seus sistemas de proteção contra fogo para caminhões articulados, fora de estrada, draglines, escavadeiras, compactadoras, motoniveladoras, tratores, pás-carregadeiras e retroescaveiras utilizados em operações em minas a céu aberta ou subterrânea.

O equipamento, que pode ser acionado automaticamente ou manualmente, abrange um painel de controle, rede de detecção, acionador (manual ou elétrico), cilindros de agente extintor, agente extintor, redes de distribuição e difusores de pó, atuador manual pneumático e cilindro de nitrogênio.

O painel modular de controle é robusto e compatível com as condições agressivas do ambiente e do trabalho dos equipamentos de mineração. O painel supervisiona o circuito de alimentação elétrica, proveniente da bateria elétrica do veículo; o circuito de detecção; os circuitos de disparo (release) e o circuito da bateria reserva interna. O acionador manual elétrico tem como função permitir que o operador do veículo consiga, do interior da cabine, acionar manualmente o sistema, caso perceba um princípio de incêndio, antecipadando-se à operação do cabo sensor linear de temperatura – o acionador manual elétrico é instalado em local de fácil acesso para o operador.

Painel do sistema contra fogo da Argus é robusto e suporta as condições agressivas das áreas de mineração

Já o acionador pneumático poderá ser atuado manualmente, através do acionador pneumático instalado do lado externo do veículo, em local de fácil acesso para o operador. Esta possibilidade é eficaz caso o operador se encontre do lado externo do veículo e perceba um princípio de incêndio.

Os sistemas são fabricados pela Amerex Corporation, de acordo com as normas da NFPA – National Fire Protection Association (NFPA) e são certificados e aprovados pela Factory Mutual.

“Veículos off road são altamente suscetíveis a incêndios porque trabalham em condições severas e combinam em sua arquitetura e operação fluídos combustíveis com diversas fontes de ignição”, afirma o engenheiro José Barbosa Moreira, Diretor de Engenharia de Sistemas da Argus Produtos e Sistemas Contra Incêndio.

Alguns veículos, dado seu porte, requerem um sistema de supressão de incêndio adicional. Nestes casos, a fabricante disponibiliza um sistema de supressão por agente líquido, também chamado de Sistema de Agente Duplo (Duo Agent). O equipamento utiliza dois agentes extintores: o pó químico seco ABC à base de fosfato monoamônico siliconizado e um agente líquido (ice liquid), que tem a capacidade de resfriar as áreas protegidas, penetrar em áreas de difícil acesso e evitar a reignição – “reflash”.

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Deixe uma resposta