Com apenas 31 anos, Amanda Barros Felício já ocupa um cargo de destaque como coordenadora de planejamento de manutenção na CSN Mineração. Formada em Engenharia de Produção e com MBA em Gestão Avançada de Projetos com ênfase em Engenharia de Planejamento, Amanda representa uma liderança técnica feminina em um setor ainda predominantemente masculino: a mineração.
Sua jornada começou aos 22 anos, como estagiária na Área de Projetos da CSN Mineração. “A identificação com a mineração foi imediata. Logo no primeiro mês, percebi que ali era o meu lugar”, conta Amanda. O contato com projetos desafiadores, profissionais altamente qualificados e a dinâmica corporativa despertaram nela o desejo de seguir carreira no setor.
Após a efetivação, Amanda passou quatro anos como engenheira de planejamento de projetos de infraestrutura de mina e estruturas de contenção. Em 2015, com a redução no volume de projetos, foi transferida para a área de Manutenção de Equipamentos de Grande Porte — um movimento que mudou sua trajetória. “Descobri uma nova paixão. A área de manutenção é estratégica, exige agilidade, organização e visão sistêmica”, relata.
A mudança trouxe desafios, mas também oportunidades. Hoje, Amanda lidera uma equipe com 45 profissionais — entre engenheiros, técnicos, inspetores e analistas — responsável pelo planejamento, programação, inspeção e suprimentos de manutenção de 100 equipamentos de grande porte, como escavadeiras, perfuratrizes, carregadeiras, tratores e caminhões fora de estrada.
Estilo de liderança baseado em confiança e colaboração
Amanda destaca que seu estilo de gestão busca romper com modelos excessivamente hierárquicos. “Prefiro uma estrutura colaborativa, onde a comunicação é fluida e todos caminham na mesma direção, com foco em resultados”, explica.
Mesmo atuando em um setor tradicionalmente masculino, Amanda afirma que a competência e dedicação abriram portas. “Com determinação, disciplina e vontade de fazer a diferença, venho conquistando meu espaço. A mineração continua desafiadora para as mulheres, mas isso não é um obstáculo, é combustível para evoluir ainda mais.”
Sobre Amanda Barros
Amanda Barros é coordenadora de planejamento de manutenção na CSN Mineração. É engenheira de produção, com pós-graduação em Engenharia de Planejamento e MBA em Gestão Avançada de Projetos.