Abordagem reestruturada do Plano de Vida da Mina(LOM) em Chapada gerou recorde histórico em Free Cash Flow
Em 2024, a Mina Chapada implementou uma reestruturação no seu Plano de Vida da Mina (LOM), liderada pelo gerente de planejamento Arthur Oppitz, com apoio do geólogo Josemar Clemente da Silva. A estratégia focou na maximização do fluxo de caixa e na sustentabilidade ambiental, resultando em um aumento de R$270 milhões anuais no fluxo de caixa, mesmo com uma menor produção de cobre.
Além disso, a mina conseguiu reduzir em 35% suas emissões de CO₂ e preservar 500 mil m² de vegetação nativa, eliminando pilhas de estéril do plano de vida.
A reestruturação envolveu a migração para o Direct Block Scheduling (DBS), permitindo uma alocação mais eficiente da frota e otimização das rotas de transporte, com foco em performance econômica. Essa abordagem inovadora gerou ganhos significativos, incluindo a subutilização de frota terceirizada e a melhor análise do custo-benefício entre frotas.
O gerente de planejamento Arthur Oppitz detalhará este case de sucesso no 27º Prêmio de Excelência, destacando como a combinação de criatividade e tecnologia pode transformar os resultados operacionais e financeiros.
Essa palestra será apresentada no Workshop Opex onde o palestrante irá apresentar as lições e resultados obtidos através de seu projeto.
Interessados em participar, as inscrições estão abertas até o dia 25 de julho no site através do link: https://revistaminerios.hubspotpagebuilder.com/workshop-opex .




