Be8 e Mercedes-Benz comprovam redução de até 99% em emissões com novo biocombustível
A frota da Rota Sustentável COP30 incluiu dois caminhões Mercedes-Benz Actros Evolution 2553 6×2 (foto) e dois ônibus rodoviários, todos com motores Euro 6 BlueTec 6. – Foto: Divulgação
Be8 e a Mercedes-Benz do Brasil finalizaram a Rota Sustentável COP 30, percurso realizado entre Passo Fundo (RS) e Santo Antônio do Tauá (PA) para avaliar o impacto da substituição do diesel comercial B15 pelo biocombustível Be8 BeVant em caminhões e ônibus equipados com motores Euro 6.
Segundo medições preliminares conduzidas pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), houve redução de cerca de 99% das emissões de gases de efeito estufa no conceito “tanque à roda”, que considera apenas a combustão, e de aproximadamente 65% no critério “poço à roda”, que engloba todo o ciclo de produção até o consumo.
Para o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, os resultados mostram a viabilidade de adoção imediata de biocombustíveis como estratégia de descarbonização no transporte rodoviário. Segundo ele, o objetivo da rota foi demonstrar desempenho em condições de operação contínua, com cargas equivalentes às utilizadas por transportadoras. “A Rota Sustentável COP30 conectou inovação, ciência e sustentabilidade, mostrando que o Brasil está preparado para liderar a transição energética com soluções reais e acessíveis”, disse.
Na avaliação do diretor de comunicação e relações institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, Luiz Carlos Moraes, a redução só não foi ainda maior porque o diesel comercial no país já contém 15% de biodiesel (B15). Segundo ele, um veículo abastecido com Be8 BeVant pode deixar de emitir cerca de 532 toneladas de CO₂ equivalente ao longo dos 700 mil quilômetros previstos como vida útil média de um caminhão Euro 6.
Metodologias aplicadas
As medições seguiram metodologias reconhecidas internacionalmente, como GHG Protocol e ISO 14064, e utilizaram dados certificados pelos programas RenovaBio e ISCC. A frota incluiu dois caminhões Mercedes-Benz Actros Evolution 2553 6×2 e dois ônibus rodoviários, todos com motores Euro 6 BlueTec 6. Um veículo de cada par foi abastecido com diesel B15 e o outro com Be8 BeVant, permitindo comparação direta de emissões e desempenho. Segundo as empresas, o consumo e a potência se mantiveram equivalentes entre os combustíveis.
Para Camilo Adas, diretor de transição energética e relações institucionais da Be8, o uso do conceito “poço à roda” permite avaliar o impacto real da substituição no ciclo completo do combustível. Já Renato Romio, chefe da divisão de veículos e motores do IMT, alertou que a coleta de dados em estrada pode contribuir para orientar políticas de transição energética e decisões industriais.
Além do foco ambiental, o projeto incluiu ação de distribuição de alimentos. Um caminhão transportou 20 toneladas doadas às comunidades em situação de vulnerabilidade no Pará. Durante a COP30, o caminhão Actros Evolution 2553 6×2 abastecido com Be8 BeVant ficará exposto na Green Zone, área aberta ao público e à imprensa internacional, onde estão sendo apresentados os resultados da rota e informações sobre escalabilidade da solução.





