M3 Editorial lança livro dia 18, na Green Zone, mostrando a riqueza humana e cultural da Amazônia
Um “outro país” dentro do Brasil. Assim é o universo diverso e autêntico que compõe a Amazônia, que atrás da maior floresta tropical do mundo, existem seus habitantes e histórias que vão além da biodiversidade. Suas tradições, culinária e cultura herdadas pelos povos ancestrais, indígenas, quilombolas e ribeirinhos mostram o quanto a região amazônica é peculiar, e como sua população, que mesmo com as desigualdades sociais e econômicas, luta, diariamente, para manter a floresta – e seus próprios habitantes – de pé. Esse é o resumo do livro “Amazônia: A cultura dos povos originários mantém vivo o saber da floresta”, que será lançado pela M3 Editorial, na próxima terça-feira, dia 18, na Green Zone (Zona Verde), durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), em Belém do Pará.
Com 260 páginas, viabilizado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e a empresa Suzano, a obra tem concepção do jornalista e diretor da M3 Editorial, Joseph Young, e coordenação editorial da jornalista, Juliana Sampaio. Este é o segundo livro sobre a Amazônia pela editora e seus coautores. O
primeiro foi “Os caminhos da Amazônia Sustentável”, lançado em 2022 e 2023.
Esta segunda edição conta com o copatrocínio das empresas: Suzano, Hydro, Alcoa, Agropalma, Lucena, Benevides e Urucuna. O lançamento do Consórcio Interestadual Amazônia Legal e será realizado em seu espaço, no Hub da Amazônia, na Zona Verde, situado no Parque da Cidade, na capital paraense.
O livro aborda projetos que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da população na Amazônia e suas características particulares que mostram a autenticidade da região como a culinária e a cultura dos povos originários, mostrando sua riqueza além do gigante acervo natural ameaçado pelas mudanças climáticas.
Através de testemunhos dos personagens, a obra destaca a importância da preservação além do meio ambiente, mas das pessoas que vivem na Amazônia, e a valorização dos seus ensinamentos e linguagens (são 175 famílias linguísticas indígenas), bem como os “saberes da floresta” para a conservação do maior bioma do mundo, agora debate central por mais de 40 países na COP 30.
O lançamento do livro no dia 18/11, das 17h15 às 18h30, será transmitido ao vivo, on-line, pelo canal do Youtube do Consórcio Interestadual Amazônia Legal.
Sobre a M3 Editorial
A M3 Editorial, cuja sede fica em São Paulo, está presente no mercado há 60 anos, e é responsável pela produção impressa e versão digital dos veículos de comunicação: Revista OE “O Empreiteiro” https://revistaoe.com.br/ ; Revista Minérios & Minerales https://revistaminerios.com.br/, e Site Amazônia Sustentável – https://amazoniasustentavel.net. Além de premiações pelas revistas como o InovaInfra (inovação), Ranking da Engenharia Brasileira e, o mais recente, Prêmio Mina Sustentável.
A editora já publicou diversos livros de concepção do seu diretor, Joseph Young, tais como: “Cidades de Minerais e seus personagens”; “Dois Brasis – O que a infraestrutura está mudando”; “Estrada de Ferro Vitória a Minas – Um Retrato”; “Minerais Extraordinários”; e os que foram em conjunto com o jornalista Nildo Carlos Oliveira: “O Mestre da Arte de Resolver Estruturas, a história do engenheiro Bruno Contarini”, “Aço e concreto que parecem voar”, entre outros.
Recentemente, publicou o livro “Os caminhos da Amazônia sustentável”, com coautoria de Joseph Young e Juliana Sampaio, e neste ano de 2025, a segunda edição: “Amazônia: A cultura dos povos originários mantém vivo o saber da floresta”, que será lançado na COP30.





