BHP já negocia distribuição do potássio de Jansen, que chega em 2026

BHP já negocia distribuição do potássio de Jansen, que chega em 2026

(Foto / Divulgação: BHP)

Pensando em comercializar o produto da mina de Jansen, no Canadá, a partir do final de 2026, a BHP já negocia com potenciais distribuidores de potássio no Brasil, conforme divulgou o jornal O Valor, recentemente.

Conhecida pelo portfólio em minério de ferro, carvão e cobre, a BHP está entrando no mercado do potássio com o Projeto Jansen em Saskatchewan, Canadá. Quando em produção na sua 1ª etapa, a Jansen se tornará uma das maiores minas de potássio do mundo, produzindo aproximadamente 8,5 milhões de toneladas por ano (Mtpa). A construção da Jansen, em curso há vários anos, tem previsão da primeira produção para o final de 2026.

Com um investimento de CAD$ 14 bilhões (US$ 10,5 bilhões), o projeto Jansen está localizado aproximadamente 140 quilômetros a leste de Saskatoon. A BHP possui as licenças de exploração de potássio em todo o território, cobrindo aproximadamente 9.400 km2. A mina foi projetada para produzir MOP vermelho padrão e vermelho granular com um teor mínimo garantido de 60% de óxido de potássio (K2O).

Segundo o Grupo, quando iniciada sua operação, a expectativa é que a Jansen tenha uma capacidade de produção inicial de aproximadamente 8,5 milhões de toneladas por ano (Mtpa), com potencial para produzir de 16 a 17 Mtpa em estágios futuros. No ano passado, o 2º estágio de produção de Jansen já foi aprovado pela empresa.

Foto / Divulgação: BHP