Sigma Lithium inicia construção da planta de lítio Grota do Cirilo em Itinga (MG)

Sigma Lithium inicia construção da planta de lítio Grota do Cirilo em Itinga (MG)

A mineradora Sigma Lithium, controlada pela A10 Investimentos, anuncia o início da construção de sua planta de produção e beneficiamento de lítio em Itinga (MG), no Vale do Jequitinhonha. O empreendimento, denominado Grota do Cirilo, avança rapidamente, com a terraplanagem para a fundação já concluída.

A empresa demonstra grande solidez financeira para o projeto. A CEO da Sigma Lithium Corporation, Ana Cabral-Gardner, informou que a empresa encerrou o ano fiscal de 2021 com 155,4 milhões de dólares canadenses em caixa, garantindo liquidez suficiente para colocar o Projeto Grota do Cirilo em produção.

Leia também: Atlantic Nickel conclui maior exportação do ano e ultrapassa produção de 80 mil toneladas em 2021


Lítio para Carros Elétricos: Produção Sustentável em Minas Gerais

A expectativa da Sigma Lithium é ambiciosa: iniciar a produção de concentrado de lítio de grau bateria, com foco em sustentabilidade ambiental, no quarto trimestre deste ano. O objetivo principal é atender ao crescente e estratégico mercado de carros elétricos globais.

A capacidade de produção está planejada para ser duplicada em fases:

  • Primeira Fase (Fim de 2022): Produção de 220 mil toneladas por ano.
  • Segunda Fase (Fim de 2023): A produção será dobrada, atingindo 440 mil toneladas por ano.

Leia também: Exportações da Atlantic Nickel chega a 60 mil toneladas

O Vale do Jequitinhonha é uma região estratégica para a empresa. As propriedades da Sigma, localizadas nos municípios de Araçuaí e Itinga, cobrem uma vasta área e detêm o maior depósito de hardrock de lítio das Américas. A empresa já realiza a produção em escala piloto de concentrado de lítio de grau bateria desde 2018.

Um comentário em “Sigma Lithium inicia construção da planta de lítio Grota do Cirilo em Itinga (MG)

  1. Que bom, este empreendimento vem desenvolver bastante a região, que é muito carente. E melhor ainda por se tratar de gente comprometida com a sustentabilidade. Sou do vale do jequitihonha, portanto, sei o que falo.