Vanádio realiza campanha no Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho último, ocorreu o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para a ocasião, a Vanádio de Maracás produziu peças para uma campanha sobre como o metal verde pode contribuir para o meio ambiente.

 
Na peça vanádio x aço, ela explica que “com uma pequena quantidade de vanádio – um quilo por tonelada de aço -, melhoramos a qualidade da resistência do aço em 30%. Consequentemente, diminuímos o consumo de aço na fabricação de automóveis, vigas e vergalhões, por exemplo.
 
Com isso, utilizados as ligas de vanádio em estruturas metálicas, reduzimos a extração minerária dos produtos necessários para a fabricação do aço, como o ferro e o carvão, favorecendo o meio ambiente, visto que, sem a necessidade de mais extração, ambientes que antes seriam utilizados pelas mineradoras podem continuar com seu solo intacto e funcionando como abrigos de plantas e animais”.
 
Numa segunda peça da campanha, analisa- -se o vanádio x combustível: “O vanádio também é muito utilizado na fabricação de meio de transporte, dentre eles os carros e até mesmo os aviões. Com a liga de vanádio nas estruturas metálicas de veículos de transporte, diminui em média 30% do peso destas estruturas, fazendo com que o gasto com combustível para movereste veículo diminua, reduzindo também a emissão de gases através do consumo desse combustível. Consequentemente, reduz também a extração de petróleo e a necessidade de plantio de cana de açúcar”.
 
Por fim, a última peça que trata do metal verde, explica sobre a bateria de armazenamento de vanádio. Ela pode se aplicada, por exemplo, em empreendimentos de fontes renováveis, como parques eólicos e solares – nessas usinas as baterias de vanádio poderiam ser utilizadas no armazenamento de energia e uso dela quando necessário.
 
O vanádio possui ligas de aços que podem exercer esta funcionalidade com alta eficiência.

Deixe uma resposta