Sistema de lubrificação alemão chega ao mercado brasileiro

Motorvac fechou uma parceria para a distribuição no País dos sistemas de lubrificação da alemã Beka. O acordo contemplou treinamentos sobre a tecnologia e exemplos de aplicação dos produtos na matriz da empresa em Pegnitz, na Alemanha.

O foco da empresa está na comercialização do Beka One, lubrificação centralizada, que dispensa a aplicação manual e protege os componentes do equipamento de qualquer tipo de contaminação ambiental.

O corpo da célula lubrificante, totalmente selado e sem cabeamento externo ou ligação elétrica, possui um reservatório de graxa recarregável de 120cm3. O aparelho possui bateria de alta capacidade, acionamento por um botão liga/desliga e pode ser usado com qualquer graxa.

Outro produto representado pela empresa refere-se ao equipamento de lubrificação centralizada Beka Max Mining, disponibilizados em diferentes formatos, como lubrificação progressiva, sistema seccional, de linha única, de linha dupla, ranhuras de lubrificação e lubrificação por aspergimento.

O funcionamento do distribuidor progressivo é contínuo, ou seja, apenas quando um ponto de lubrificação recebeu a quantidade necessária de graxa ou óleo, é que o distribuidor segue para lubrificar o próximo ponto. Os distribuidores da empresa oferecem flexibilidade de modulação, adequando-se de forma flexível à quantidade de pontos e suas respectivas dosagens.

Já o sistema seccional nada mais é do que um sistema progressivo estendido. Grandes instalações com muitos pontos de lubrificação são divididos em seções, que são alimentadas a partir de uma única estação de bombeamento. As seções podem ser controladas e monitoradas de forma individual, o que permite suprir zonas distintas com diferentes quantidades de lubrificante.

No sistema de linha única, a bomba distribui o lubrificante em uma rede ou linha livremente derivável até os distribuidores. O controle se dá por comandos integrados ou externos. Já o de linha dupla é voltado para a lubrificação de grandes instalações, pois não existe limite para a introdução de mais pontos de lubrificação ao longo da linha.

As ranhuras de lubrificação apenas fornecem graxa quando o equipamento está em operação. Desta maneira os dentes da coroa dentada são lubrificados de maneira efetiva.

Por fim, o sistema de lubrificação por aspergimento representa uma alternativa à lubrificação convencional de engrenagens e coroas dentadas. Nela, pequenas quantidades de lubrificantes são aspergidas a ar comprimido.

De acordo com informações da empresa, um sistema de lubrificação progressiva pode aumentar a vida útil de uma retroescavadeira em no mínimo duas vezes.
“Com o avanço dos negócios e a necessidade de rentabilidade, cada vez menos as máquinas podem parar para cumprir seus procedimentos de lubrificação nos tempos corretos apresentados pelo fabricante”, ressalta o engenheiro Márcio Pontes, diretor da Motorvac.

Motorvac iniciou a venda de sistemas de lubrificação da alemã Beka

Fonte: Revista Minérios & Minerales

2 comentários em “Sistema de lubrificação alemão chega ao mercado brasileiro

Deixe uma resposta