Sistema de gestão otimizado torna as lideranças mais presentes

Sistema de gestão otimizado torna as lideranças mais presentes

A Mineração Paragominas da Hydro vem aperfeiçoando as ferramentas do Sistema de Gestão da Bauxita e Alumina (BABS) adotado nas suas minas, um projeto criado pela própria empresa e que dá aos líderes a condição de realizar avaliações diárias, de acordo com temas pré-definidos, que variam de acordo com a necessidades das equipes, não só em relação à volume de produção, mas principalmente questões que envolvem Saúde, Segurança e Meio Ambiente, aspectos considerados essenciais pela empresa para a sustentabilidade do negócio. “Continua em vigor e melhorando a cada dia.

O sistema garante ao líder através de um check list avaliar a governança dentro do processo de sua responsabilidade. E em vez de ser algo impresso em papel, ele faz diretamente por meio do celular, acessando por QR Code ou de link disponível em sua agenda digital”, detalha Gustavo Lopes da Silva, gerente sênior de sistemas de gestão na Hydro Paragominas. Dentre os ganhos listados pela empresa está a presença ainda mais constante dos líderes em cada área, dando suporte ao time. É o que foi mensurado em pesquisa de clima de trabalho realizada recentemente. “Há cerca de 4 meses recebemos o resultado a pesquisa de clima, que é feita a cada dois anos. Uma pesquisa feita de forma global junto aos 31 mil funcionários e tivemos uma nota acima do referencial que a Hydro tem”, comemora Lopes da Silva, destacando, também, o engajamento apurado pela pesquisa que chegou a 90%. “O melhor resultado desde que começamos a aplicar a pesquisa”, complementa o gerente sênior de sistemas da gestão. Ele explica, também, que o sistema de gestão é baseado em princípios, dentre eles a liderança visível, que ele considera o mais importante. “Uma liderança autêntica, que é protagonista, que ajuda na busca de recursos e transforma. Lá em 2016, quando iniciamos o processo, pensamos em como seríamos capazes de medir isso. Foi quando o sistema começou a ser moldado”, lembra.

O PROCESSO:

 Foram direcionados todos os fluxos de informações oriundos das ferramentas digitais, formando um Big Data do BABS (Bauxite Alumina Business System), onde se ganhou com informações precisas, assertivas, sem onerar mais os recursos de mão-de-obra do sistema de gestão. Constatou-se uma redução de 30 horas semanais somente com atividades de carregamento de informações e com atualizações dos diversos painéis já existentes.

Ao final do trabalho, foi disponibilizado um único painel com todas as ferramentas ‘Lean digital’ do BABS, disponibilizando diversas informações para o processo decisório – das lideranças e staff – em tempo real. A empresa considerou que houve redução drástica dos recursos para atualizar todas essas mesmas informações que estavam em painéis separados. Também ficou comprovado o impacto positivo do Lean digital do BABS, através de análise de correlação múltipla dos principais indicadores com a frequência de uso dessas ferramentas pelas áreas clientes da Mineração Paragominas.

 A equipe continuará a acompanhar o desempenho dos modelos digitais desenvolvidos, onde será disponibilizado uma pesquisa de satisfação da ferramenta única criada, para mensurar a reação do usuário. Será disponibilizado, via plataforma digital, treinamento adequado para se extrair o melhor que a ferramenta pode oferecer ao usuário. A medição da correlação dos KPI’s com as ferramentas Lean digitais do BABS serão acompanhadas com frequência, para suportar o processo de melhoria contínua planejado pela Mineração Paragominas.

Autores:
Gustavo Lopes da Silva (gerente de sistemas de gestão)
Sandra Gonçalves Figueiredo (analista de qualidade)
Renan William Costa da Cruz (analista de qualidade)
Roni Freire (analista de qualidade)