Categorias

19 de outubro de 2021

SAM desbloqueia processo de Licença Prévia

A Sul Americana de Metais (SAM) prevê obter a Licença Prévia de seu projeto de minério de ferro no norte de Minas Gerais no final de 2021. Já a Licença de Instalação poderá ser emitida no início de 2023. A Licença de Operação deve sair no início de 2026.

O chamado Bloco 8 da SAM é formado principalmente por um complexo minerário e uma barragem de água nos municípios mineiros de Grão Mogol, Josenópolis, Fruta de Leite e Padre Carvalho. Além de contribuir para a disponibilização dos recursos hídricos, o projeto assume compromisso em fomentar na região uma plataforma de crescimento econômico e social.

O investimento da SAM para o empreendimento é estimado em US$ 2,1 bilhões, tornando viável a extração de minério de ferro de baixo teor (média de 20% Fe) e a produção de concentrado de alta qualidade (previsão de 66% Fe), com capacidade anual de 27,5 milhões de toneladas.

A perspectiva é que sejam gerados 6.200 novos postos de trabalho direto durante o pico da fase de implantação do Projeto Bloco 8, e mais 1.100 empregos durante a sua operação.

A construção da barragem de água do Rio Vacarias permitirá o fornecimento às comunidades locais. Com distribuição efetuada pelo Governo do Estado, haverá uma quantidade de água disponível que permitirá o atendimento de mais de 640 mil pessoas por dia, superior à população de Montes Claros, principal polo industrial, comercial e de serviços da região.

A SAM vai também implantar, em parceria com o governo mineiro, um projeto de irrigação de até 950 ha para apoio à agricultura familiar local.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp