Projeto Aripuanã recebe Licença Prévia

A mineradora Nexa Resources informa que obteve a Licença Prévia (LP) para o projeto Aripuanã, de extração e beneficiamento de concentrados de zinco, cobre e chumbo, localizado em Mato Grosso, que deverá receber investimentos de aproximadamente US$ 354,3 milhões. Aripuanã é o principal projeto em desenvolvimento da Nexa no Brasil.

A Licença Prévia, expedida pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) é o primeiro passo do processo de licenciamento ambiental. As próximas etapas consistem na obtenção das licenças de instalação e de operação.

O projeto Aripuanã representa o início das atividades da empresa no Estado do Mato Grosso. A previsão de início da operação é para o ano de 2020, com vida útil estimada de 24 anos, além de produção média anual 51 mil toneladas de zinco, 20 mil toneladas de chumbo e 4 mil toneladas de cobre. Nas fases de execução da obra e durante a operação serão criados 1.600 postos de trabalho.

Mesmo antes de obter a Licença Prévia, a Nexa Resources já levou projetos sociais ao município de Aripuanã: a Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que beneficiou cerca de três mil alunos da rede municipal, e o programa Apoio à Gestão Pública (AGP), em parceria com o BNDES, que qualifica servidores da prefeitura local para otimizar a utilização dos recursos públicos. As ações são realizadas no município pela Nexa com o apoio do Instituto Votorantim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *