Replicando a realidade acima e abaixo do solo

Paul Moore, editor da revista International Mining (IM), avalia as tendências em simuladores de treinar para equipamentos de mineração e mostra como esses especialistas coordenam as atividades com os fabricantes (OEM) e as próprias mineradoras

O mercado de sistema de simuladores para máquinas de mineração na superfície é mais maduro do que para lavra subterrâneos, em termos do número de simuladores vendidos. Mas em termos de níveis tecnológicos, que os simuladores de superfície não receberam avanços tecnológicos significativos em vários anos, e ficou atrás da simulação subterrânea, a este respeito.

Gregory Lew comenta: “Em termos globais, o mercado de simuladores de superfície é mais consolidado, mas na África do Sul, a simulação subterrânea é muito bem desenvolvida, devido à prevalência local de mineração subterrânea. A ThoroughTec é uma líder mundial em simulação de mineração subterrânea, e tem desenvolvido simuladores nesse campo por mais de uma década e possui uma grande variedade de modelos de simuladores abrangendo todas as classes de veículos e os principais OEMs, tanto de rochas duras quanto de rochas macias. A simulação subterrânea está agora se tornando consolidada globalmente e a ThoroughTec possui os sistemas de simuladores subterrâneos Cybermine, agora em sua quinta geração , operando nas principais regiões de mineração no mundo”.

Outra diferença é que o ambiente subterrâneo requer uma visão de 360°e um espaço fechado para simular com precisão elementos tais como iluminação, pontos de vista e máquinas que muitas vezes necessitam de orientação lateral ou capacidade de deslocamento total. A Immersive afirma que passou anos na pesquisa e no desenvolvimento para oferecer treinamento nas minas com foco no aumento da segurança do operador, aprimorando a produtividade e reduzindo os níveis de manutenção não programada.

“Todos os Simuladores de Equipamentos Avançados da Immersive Technologies, incluindo o recém-lançado CM360 para carvão subterrâneo, fornece tecnologias de ponta que aumentam dramaticamente o realismo nos cenários simulados a um nível inédito.

Outro desafio da simulação de mineração subterrânea é a complexidade dos próprios equipamentos de lavra, a qual limita o número de empresas capazes de produzir sistemas de simulação subterrânea eficientes. Por exemplo, uma sonda de perfuração de lança dupla pode ter mais de 40 peças móveis somente na lança, quanto comparada a um caminhão de transporte que tem somente quatro, enquanto os veículos articulados acrescentam ainda outros complicadores. O ambiente subterrâneo é também mais difícil de simular com precisão, levando em conta fatores como a densidade das rochas e do efeito resultante no tempo de perfuração, a velocidade de rotação da broca e o desgaste da mesma, sem mencionar a dimensão extra dos túneis que necessitam ser navegados. Fatores tais como pressão d’água, pressão do ar, pressão de alimentação e fissuras das rochas também precisam ser levados em conta para uma autêntica replicação dos processos de lavra subterrânea reais.

Interação entre softwares de gestão e simulação de equipamentos

A simulação de equipamentos e o software de desenvolvimento e gerenciamento geral de minas são considerados por alguns como campos independentes, com pouca sinergia entre as tecnologias e com poucos benefícios multifuncionais para o cliente. Considerando que a simulação de equipamento é uma experiência inicial de “human-in-the-loop” (Interação humana) focada principalmente no aumento de proficiências gerais dos operadores de equipamentos, o software de gerenciamento de minas tem como foco fornecer adicionalmente uma análise operacional “estratégica” e uma função de otimização. Dito isto, os principais fornecedores de simuladores têm mantido discussões com desenvolvedores de softwarede gerenciamento tendo em vista analisar as potenciais sinergias – e provavelmente continuarão a fazê-lo periodicamente para assegurar o máximo de benefícios para os clientes de mineração. Gregory Lew comenta:

“Se um cliente perceber benefícios adicionais à sua organização através da integração com umsoftwarede gerenciamento de minas terceirizado, a ThoroughTec certamente trabalhará para otimizar as soluções apresentadas “

Dylan Webb, diretor de Marketing e de Estratégia de Produto da CAE Mining explica: “Com o passar do tempo,nós prevemos o planejamento, as operações e os ambientes de treinamento se fundindo em uma única plataforma. O lugar mais óbvio em que isto começou a acontecer é no ambiente visual. Um único sistema visual será usado para o projeto de mina, observando-se as operações em tempo real em uma visualização virtual de um centro de operações remoto, e interagindo com o mesmo ambiente visual durante um exercício de treinamento num simulador. Estamos atualmente trabalhando na atualização de nossosoftwarede visualização e de planejamento de minas e vários membros da equipe de desenvolvimento têm vindo diretamente da nossa equipe de simuladores. Estabelecemos também um banco de dados deback-end, espacialmente consciente para o armazenamento e comunicação de dados e eventos das atividades de planejamento, operações e de treinamento. Isso permitirá que a CAE Mining ofereça uma solução integrada única para investigar cenários utilizando simulação, tomada de decisão, enviando instruções para as operações, registrando dados e alimentando as informações de volta para os programas de treinamento e análises futuras”.

A CAE Mining tem trabalhado estreitamente com o grupo desoftwarede mineração sediado no Brasil, o Devex. Dylan Webb comenta: “O treinamento mais eficaz é destinado ao nível de equipe e individual, projetado para lidar com questões operacionais específicas. Estas questões são mais bem identificadas com dados reais coletados a partir de operações de mineração, incluindo os sistemas de expedição de frota e de saúde da máquina a bordo. Ao trabalhar com a Devex, a CAE Mining tem sido capaz de assegurar que o sistema de gerenciamento de aprendizado e as ferramentas instrutoras para os simuladores CAE Terra compartilhem de métricas comuns e emissão de relatórios com os sistemas de operações de lavra. Os impactos do treinamento ao longo do tempo podem ser diretamente comparados e analisados ??em termos de produtividade e de retorno sobre o investimento. Ao integrar o gerenciamento de treinamento e de operações, com valor maior pode ser obtido a partir de ambos os investimentos em tecnologia”.

Especialistas em simuladores

No ano passado, a Simformotion desenvolveu quatro novos modelos de simuladores, os quais abrangem uma escavadeira de grande porte e um caminhão de mineração; bem como um novo simulador de motoniveladora da Série M. Ken Pflederer, CEO da empresa, afirma: “A tecnologia muda, assim como as máquinas, conforme os operadores se aposentam, novos contratados ingressam no mercado e isso impõe uma necessidade contínua de treinamento com equipamentos pesados. ??A única coisa que não mudou a cerca dos equipamentos pesados ??é que eles ainda são feitos de aço. Por outro lado, os motores são mais inteligentes, sistemas de controle de cabine registram leituras de computadores, o GPS está ligado ao satélite, e muito mais. A medida que as empresas tornam-se mais atentas ao orçamento de custos, a simulação tomou uma nova estatura. O treinamento para refinar as habilidades e aumentar a produção, ou melhorar a avaliação de habilidades de contratações atuais e novas para determinar suas habilidades. A simulação para equipamentos pesados ??também se tornou mais científica. Por exemplo, quando a nova plataforma de movimento foi desenvolvida para os Simuladores Cat, a equipe de desenvolvimento de simulação trabalhou em estreita colaboração com especialistas em movimentos, na Caterpillar para projetar a experiência de movimento mais autêntica possível – para um sistema de simulador baseado em PC. Nossa equipe de desenvolvimento foi então capaz de programar informações muito específicas para a plataforma que impulsiona o movimento. Por sua vez, a física da máquina simulada responde e reagem de forma realista com o meio ambiente, as manobras e interação com o terreno. A experiência aprendida e praticada no simulador é traduzida em conhecimento na operação real do equipamento. Os operadores aprendem a fazer movimentos delicados necessários para o controle e manobra da máquina simulada, e saem bem preparados antes de colocar os pés em uma máquina real”.

O Sistema do Simulador de motoniveladora da Série M inclui um “Giro pela Máquina”, em que os operadores aprendem sobre as peças da máquina por dentro e por fora. O simulador também ensina a familiarização de controles, operação de enquadramento reto, giro articulado, direção tipo caranguejo, nivelamento de desbaste e acabamento, valetas, dilaceração, escarificação e inclui um modo especial de treinamento aberto.

No subsolo

A ThoroughTec Simulation lançou uma série de novos produtos de simulação subterrânea, a qual ela acredita que ajudará a consolidar a posição de liderança da Cybermine no subsolo. Os usuários do Cybermine incluem Anglo American, BHP Billiton, Rio Tinto, Gold Fields, Vale, Newmont, Goldcorp e Assmang.

A Cybermine tem a maior variedade de sistemas de simuladores de mineração subterrânea. Esta foi ainda mais expandida com a adição de simuladores de sondas de perfuração subterrâneas de nova geração, capazes de calcular, aparafusar e realizar funções de manipulação de malha e um simulador para concreto projetado.

Richard Bellengêre, gerente de Software da ThoroughTec e especialista em simulação subterrânea, diz: “Nós investimos em nossa linha de desenvolvimento, a qual nos permite reagir com rapidez às necessidades dos clientes. O feedback de opiniões dos clientes da Austrália indicou a necessidade de sistemas de simulador de sondas de perfuração que pudessem reproduzir com exatidão as tarefas auxiliares de cálculo, aparafusamento e manuseio de malha. As sondas de perfuração de lança dupla Boomer-282 Atlas Copco e Sandvik 00420 foram identificadas como altas prioridades, embora a tecnologia possa, obviamente, ser adaptada para qualquer simulador de sonda de perfuração, se solicitado. A 282 e a 00420 são duas de nossas cabines mais populares, ambas agora na 5ª geração, e essa extensão opcional de suas funcionalidades aumenta ainda mais versatilidade e eficácia em programas de treinamento. Três desses sistemas de quinta geração já foram vendidos.”

Os simuladores de mineração CAE Terra ?são a mais recente evolução para soluções de treinamento avançado. O simulador potencializa as tecnologias de ponta da CAE e oferece simulação de alta fidelidade e efeitos visuais com base no padrão da indústria aeronáutica. O simulador é construído com telas de alta definição e com um sistema de seis graus de movimento para um ambiente de treinamento altamente realista. O simulador é de fácil utilização e projetado com uma estação de instrutor que permite sessões coordenadas entre o instrutor e o operador. A capacidade do instrutor em alterar dinamicamente o cenário de treinamento conduz à melhoria de sua eficiência. O simulador também pode integrar as ferramentas de treinamento dee-learningou aprendizado móvel, que podem ser ligados a um sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS), de modo a acompanhar o progresso dos alunos. As condições climáticas e dinâmicas de rocha totalmente simuladas permitem que os alunos treinem com a sensação de vida real do equipamento interagindo com a rocha. Com base no modelo da aviação, um sistema de troca de informações (brief-debrief) (BDS) pode ser integrado no simulador como uma ferramenta do instrutor. Pela compilação de dados a partir do sistema de gerenciamento de frotas, o desempenho individual pode ser avaliado e os dados reutilizados em treinamento corretivo em um ambiente simulado.

Dylan Webb relata: “ Na mineração, simuladores são tipicamente utilizados a menos de 25% do tempo, somente para familiarizar os novos operadores, e estão fora do projeto curricular do programa de treinamento geral. A CAE tem um histórico não apenas como um dos líderes mundiais na ciência da simulação, mas também na prática do melhor uso de simuladores em aperfeiçoamento contínuo de sistemas de aprendizagem. Na aviação, nossos simuladores estão em uso em pelo menos 85% do tempo, para o treinamento de pilotos novos e experientes em situações normais, anormais e de emergência. Trouxemos esta experiência de sistema de aprendizado para a mineração e a oportunidade de melhorar os resultados de desempenho operacional reside no treinamento mais eficaz. Tornando o simulador uma ferramenta valiosa para melhorar os resultados dos negócios, acreditamos que a demanda por treinamento em simuladores aumentará no futuro. O retorno sobre o investimento para uma melhoria de 5% na produtividade é muito atraente”.

A companhia sul-africana 5DT produziu simuladores para mais de 70 máquinas diferentes. Ela desenvolveu o seu primeiro simulador (para uma máquina de mineração contínua) em 1997 e hoje oferece simuladores para rochas duras e mineração de carvão no subsolo ou a céu aberto. Paul Olckers, CEO da 5DT, declarou: “As indústrias de construção e de empreiteiras de mineração possuem muita sobreposição e foi aí que vimos o maior crescimento – o nosso maior contrato exclusivo até hoje foi com um grupo de construção que adquiriu dez sistema SimBASE Cube, além dos seis que ele já possuía. Nós também fomos selecionados para fornecer simuladores para mais três grupos contratantes, dois baseado em Perth e em Lisboa.” Algumas das recentes adições à série do SimCAB 50T inclui a sonda de desenvolvimento Sandvik 00420-60, a sonda de produção Sandvik 0420-15C, a sonda Sandvik 00210, o caminhão articulado Caterpillar AD55B, a Caterpillar R2900G LHO, a escavadeira Hitachi EX2600, o caminhão de transporte 785-7 Komatsu, o caminhão de transporte Komatsu HO 1500-7, a sonda de superfície OML da Atlas Copco e a motoniveladora Caterpillar 16M.

Treinar como reduzir o consumo

A lmmersive Technologies lançou recentemente uma tecnologia de uso eficiente de combustível que visa a proporcionar ao gerente de mina uma forma acessível para enfrentar os aumentos dos custos de combustível e da responsabilidade ambiental. Esta tecnologia está inserida em uma atualização para uma série de Simuladores de Equipamentos Avançados. Ela é projetada para fornecer aos operadores de equipamentos as habilidades e os conhecimentos necessários que precisam para operar de forma produtiva e avaliar e eliminar os comportamentos que causam o consumo excessivo de combustível.

Conforme a indústria de mineração reforça seu foco na redução de custos e no aumento da produtividade, a lmmersive Technologies tem trabalhado em estreita colaboração com grandes mineradoras e OEMs para oferecer uma solução que reduza o consumo de combustível através da melhoria dos conhecimentos e habilidades do operador. Isso permite que as operações de mineração identifiquem e quantifiquem especificamente os comportamentos que causam consumo excessivo de combustível durante as sessões de treinamento em simuladores.

A tecnologia do simulador inclui o monitoramento detalhado dos comportamentos do operador que se relacionam diretamente ao excesso de consumo de combustível, incluindo os níveis da aplicação do acelerador e do freio para situações específicas. Isso resultou em uma ferramenta de avaliação aprimorada para os gestores determinarem quais comportamentos de operadores são mais prevalentes em suas minas, e representam as maiores oportunidades de economia no consumo.

“Esta tecnologia é mais um exemplo da lmmersive Technologies ao trabalhar com a indústria de mineração para resolver seus desafios. Tomamos medidas semelhantes para apoiar a indústria durante um período de escassez grave de pneus graves. Nossos clientes agora comumente relatam aumentos na vida útil dos pneus de caminhões acima de 10% após a implementação de nossa tecnologia de preservação de pneus em seus programas de treinamento”, relata Peter Salfinger, CEO da lmmersive Technologies.

A Norilsk Nickel optou pela lmmersive Technologies para fornecer uma solução de treinamento em simuladores para os seus operadores de equipamentos subterrâneos, que consiste em um Simulador de Equipamentos Avançados de base UG360-B, módulo de máquina de carregamento subterrânea e serviços de apoio. A Gibraltar Mine, a segunda maior mina de cobre a céu aberto no Canadá e o maior empregador da região de Cariboo, reforçou seu treinamento de operadores com a inclusão dos Simuladores de Equipamento Avançados. O investimento inclui o Simulador de Equipamento Avançado Transportável PR03-B e os Kits de Conversão para suportar uma vasta gama de equipamentos. Na África, a First Quantum Minerais (FQML) investiu nas soluções de treinamento de operador da lmmersive Technologies para o projeto da mina e a instalação de refino de minério Sentinel, que faz parte do Projeto Trident, na Zâmbia.

Os Simuladores de Equipamentos Avançados PR03-B e UG360-B representam atualizações para conhecidos modelos PR03 e UG360, através da inclusão de uma Estação de Instrutor Avançada. Esta é uma interface demonitor duplo que permite que um instrutor gerencie melhor o simulador durante uma sessão. Com os novos avanços, os instrutores podem agora observar uma visualização em 3D, eventos desencadeantes, erros à medida que os mesmos ocorrem, gerar relatórios, administrar os cenários e alunos ao mesmo tempo em que executam as sessões de treinamento, melhorando substancialmente a eficiência do instrutor.

ForgeFX, um desenvolvedor de simulador para a Joy Global, desenvolveu um simulador de treinamento virtual personalizado – o Simulador P & H ProMiner – para suas escavadeiras de cabo elétricas, perfuratrizes e carregadeiras de rodas. O Presidente da ForgeFX, Greg Meyers, afirma: “Este simulador de treinamento de escavadeira de cabo elétrica melhora a eficiência do operador, reduz os custos de treinamento e os danos aos equipamentos associados, aumenta o rendimento, maximizando a eficiência do operador. Se você é encarregado do treinamento de equipamentos pesados, você precisa que seus operadores se familiarizem com os controles e aprendam o funcionamento adequado da máquina rapidamente. Simuladores virtuais personalizados da ForgeFX oferecem experiências de aprendizado práticas e sessões práticas simuladas, ensinando as habilidades necessárias para operar equipamentos pesados ??de forma rápida e segura, aumentando a produtividade da mina”. A ForgeFX atualmente tem simuladores da a escavadeira P&H 4100XPC, a perfuratriz P&H 320XPC, a perfuratriz P&H 320XPC UDC, e carregadeira de rodas L-350 P&H da Letourneau.

Operação de pátios de estocagem

Há também oportunidades para a simulação de manuseio de materiais a granel. Usando uma configuração base Masterlift 4000, a GlobalSim, parte da Kongsberg Maritime, forneceu recentemente um dos simuladores mais avançados que ela desenvolveu até hoje para a estocagem de minério de ferro da Vale e a instalação de manuseio no Porto de Tubarão, em Vitória (ES). A sala de aula instalada possui quatro diferentes configurações de sistema de treinamento para uma recuperadora de roda de caçambas e é usada para treinar os operadores na forma como efetuar o manuseio de material. O projeto modular do simulador permite um amplo grau de componentes desoftwaree de hardware personalizado. Especificamente, a GlobalSim foi capaz de adaptar facilmente o sistema para fornecer uma ferramenta de treinamento que corresponda o layout do hardware e a funcionalidade dos equipamentos para cada configuração da recuperadora. Isto inclui a integração de uma sofisticada interface homem máquina (IHM) e controles associados.

Trabalhando em estreita colaboração com o pessoal da Vale, os engenheiros da GlobalSim foram capazes de replicar as funções críticas necessárias para efetivamente treinar os operadores da recuperadora para os procedimentos operacionais normais, avançados e de emergência. A arena de treinamento foi personalizada para fornecer um layout da instalação que replica a configuração dos pátios de estocagem de pilhas no Porto de Tubarão. Recursos personalizados incluem diferentes tipos de pilha, materiais, tamanhos, layout e características culturais/geográficas específicas. O sistema também esboça com precisão a dinâmica da interação da recuperadora de roda de caçambas com a face de escavação para calcular os requisitos de torque e potência baseados no material. Isto é usado para calcular as tensões da máquina e as condições de sobrecarga. Se não forem tratadas corretamente, as pilhas podem desmoronar na recuperadora de roda de caçambas e provocar danos significativos. Além disso, uma carregadeira de rodas que esteja operando sobre a pilha pode ser integrada ao cenário de treinamento.

As características padrão do sistema de treinamento incluem:

• Operações dia e noite, com luzes no pátio e refletores montados nos equipamentos, que são utilizados durante as operações noturnas;

• Modelo atmosférico completo com nuvens volumétricas, sol, lua (com fases), chuva, poeira, névoa volumétrica, relâmpago, níveis de umidade e vento (sustentado e com rajadas);

• Modelo de terreno deformável que fornece modelagem física e visual realista da área de escavação da pilha (alterável);

• Vários tipos de materiais que incluem formato da partícula, densidade e ângulos corretos de repouso;

• Lista abrangente de falhas e mau funcionamento do equipamento (iniciadas pelo Instrutor);

• Eventos baseados no tempo, no local e definidos pelo usuários que podem incluir gravações de voz pré-gravadas ou sob demanda, status da IHM ou mensagens de alerta, a gravidade do evento, e os valores de pontuação de eventos definidos;

• Banco de dados do gerenciamento de treinamento do aluno que permite a coleta abrangente, acesso e relatórios de todos os dados de desempenho dos alunos;

• Gráficos e cálculos de produtividade do operador;

• Estação do instrutor com o Editor de Cenário Interativo, Gerenciamento de Eventos, Cronograma de Eventos e Gráficos de produtividade;

• O Editor de Cenário oferece a capacidade de construir um número ilimitado de cenários de treinamento e aulas;

No início deste ano, a Vale solicitou outro Sistema de Treinamento de Recuperadora de Escavadora de Caçamba de Rodas da GlobalSim. Esta unidade será entregue para as suas instalações em São Luis, Maranhão.

Perfuração

A Atlas Copco continua a expandir seu programa de simulador, com 45 simuladores atualmente em uso. Um de seus principais parceiros é Oryx, que foi formada em 1999 dentro da Universidade Umea. Oryx afirma: “Nós vimos verdadeiro potencial em simuladores de treinamento e o primeiro simulador para máquinas florestais, o simulador de treinamento de colheitadeira Valmet atingiu o mercado no início de 2001.” Oryx oferece ao mercado quinze simuladores de treinamento diferentes, juntamente com sete sócios e agora está oferecendo cerca de 100 simuladores por ano. Com a Atlas Copco, suas ofertas incluem simuladores para o Jumbo de Perfuração Boomer E2C; o Pit Viper para perfuração de desmonte. O grupo também trabalha com a Volvo, Komatsu e ABB.

Para criar um campo de vista realista e uma experiência mais imersiva, o simulador de jumbo utiliza uma cabine Boomer E2C original, No interior da cabine existe um sistema de telas múltiplas, em que o pára-brisa frontal e traseiro é substituído por duas telas de LCD grandes que projetam as imagens da simulação em tempo real. Uma tela de 50 pol. para o público é montada do lado de fora da cabine, permitindo que um pequeno grupo de operadores assista e aprenda. Todas as funções, incluindo o Sistema de Controles de Sondas (RCS) são totalmente funcionais, dando aos operadores a sensação de realidade. No programa de treinamento de simulador da Atlas Copco, há nove exercícios diferentes, com gravidade crescente. O programa ensina o operador através de exercícios básicos, como manobrar as lanças e os alimentadores e como mover a máquina. O sistema RCS também está integrado no treinamento. O operador aprende a compreender e usar as informações dadas pelo sistema. O operador também aprende a interpretar os erros dos instrumentos e como identificar e corrigir problemas. Os módulos incluem perfuração básica; alinhamento básico, instalação e posicionamento, navegação; perfuração e alinhamento avançados e calibração.

Treinamento e orientação inicial

O fornecimento visual do treinamento geral antes do uso dos próprios simuladores de máquina também é importante. O treinamento Vista oferece a sua família de programas de treinamento on-line da Série Prata, que tem de 1 a 2 horas de duração e são entregues através da web.
A Vista também desenvolveu um novo modelo de preços para vender estes programas de treinamento baseados na web. Por uma taxa mensal acessível, os clientes de mineração têm acesso à crescente biblioteca de programas de treinamento em segurança de equipamentos pesados da Vista, não importando quantos alunos a acessam. Este novo modelo permite que as minas gerenciem seus custos de treinamento melhor. A Vista está promovendo ativamente esses programas como um treinamento fundamental para os novos contratados.

Antes de começar a aula e ir ao campo de treinamento com um instrutor, eles podem passar pelos programas da Série Prata e saber o que cada máquina é, as tarefas que realizam dentro da mina e os controles típicos e suas funções. Trata-se da operação básica e dos programas de segurança que estão focados genericamente sobre o tipo de equipamento, e não em uma marca ou modelo específico. Cursos específicos de máquina seriam o próximo conjunto de«blocos de construção»depois destes programas introdutórios. A Série Prata liberta treinadores de minas a passarem mais tempo em outras tarefas de maior valor agregado, como realizar o treinamento individual com operadores em treinamento. Sendo baseado na web, os programas são entregues a qualquer hora e qualquer lugar onde haja uma conexão de internet de alta velocidade. Cada programa contém um teste, que permite que as mineradoras verifiquem o que os alunos têm aprendido.

Mt Milligan, o projeto de cobre e ouro, em British Columbia, é uma das primeiras minas na América do Norte a utilizar os programas de treinamento com base na web da Série Prata da Vista e seu currículo de treinamento de operador de caminhão transporte Trucklogic. O treinamento foi programado para coincidir com o comissionamento de seus oito Caminhões Caterpillar 793, que começou a operar em agosto de 2012 quando se iniciou a remoção da sobrecarga com as escavadeiras Caterpillar 7495. O formato auto-dirigido, baseado na web do Trucklogic e a Série Prata libertam seus treinadores para se concentrar em atividades de valor agregado maior, enquanto um sistema de gerenciamento de aprendizagem baseado na Web torna fácil acompanhar o progresso de cada aluno. A Vista também trabalha em estreita colaboração com o provedor de simulador Simlog e distribui seus simuladores nos EUA. Os Simuladores fazem um bom complemento à Série Prata. Enquanto a Série Prata oferece treinamento básico em operação e segurança dos tipos de máquinas específicas, os simuladores Simlog se baseiam na experiência prática em um ambiente simulado. A Vista também anunciou recentemente a disponibilidade de um novo simulador de trator Bulldozer baseado em PC da Simlog. Este software de simulação institucionalmente projetado põe os alunos no comando de um trator Bulldozer de médio porte no trabalho em um canteiro de obras típico.

Sete módulos de simulação são estruturados para treinar operadores de nível de entrada em operação básica e em competências essenciais. As aulas começam com a familiarização de controles e progridem para tarefas mais complexas, incluindo o posicionamento do Bulldozer, utilizando a lâmina para abrir um caminho, empregando a lâmina para aterrar uma vala, terraplanagem e alargamento de valas.

(*) Matéria originalmente publicada na edição de junho de 2013 da revista International Mining. Conteúdo editado por questões de tamanho.