Redução de Custos na Mina e Planta terá workshop

A revista Minérios & Minerales promoverá em março de 2009 o workshop “Redução de Custos na Mina e Planta”, que será realizado em Belo Horizonte (MG).
O objetivo do evento é estimular a troca de experiências que visem à melhoria operacional nas diversas áreas. O mesmo tema será abordado na edição novembro/dezembro da revista, por meio de uma mesa-redonda virtual com a participação das principais mineradoras.

As principais questões discutidas no workshop serão:

– Quais são as medidas de curto prazo que podem ser adotadas na lavra, para reduzir o custo por tonelada extraída?
– Terceirizar o desmonte, o carregamento e o transporte pode ser uma solução competitiva?
– Gastar mais na perfuração e no desmonte com explosivos, para obter uma fragmentação maior pode reduzir o consumo de energia na britagem?
– Como identificar os sistemas de maior consumo de energia na planta de processamento?
– Como quantificar o ganho ao trocar os motores elétricos por outros de maior eficiência?
– É conveniente contratar uma consultoria externa para melhorar a eficiência energética global da planta?
– Auto-geração pode ser uma saída no médio prazo, com a geração própria de energia nos horários de maior tarifa na rede pública?
– Vale à pena avaliar a eficiência energética na britagem e na moagem, para estudar alternativas tecnológicas mais eficientes?
– Automação pode ser o caminho para uma maior eficiência global na planta, com menor consumo de energia? Como avaliar investimento x ganhos?
– Quais softwares existem no mercado que permitam adequar o teor do minério alimentado à planta, considerando os preços atuais de venda praticados no mercado?

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail minerios@minerios.com.br. Contribuições para o temário do workshop são bem-vindas.


Fonte: Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *