Otimizando o planejamento de mina a longo prazo

Mudança de modelo de lavra, de ascendente para descendente, resulta em melhorias nas operações da AngloGold Ashanti em Santa Bárbara (MG)

Roberto Santos Lima, chefe de planejamento de Lavra da AngloGold Ashanti, apresentou o trabalho “Otimização do Planejamento de Mina Longo Prazo em Córrego do Sítio” no VII Workshop Redução de Custos da Mina e na Planta da revista Minérios & Minerales. O projeto, implementado na mina Córrego do Sítio, em Santa Bárbara (MG), refere-se a uma nova metodologia para definição de viabilidade econômica das áreas de lavra, que acarretou uma mudança na sequência de lavra e trouxe um ganho produtivo e um maior fluxo de caixa para a empresa.

O estudo, que foi premiado pelo 170 Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira da revista Minério & Minerales, faz um comparativo entre quatro diferentes modelos para os painéis de lavra. Após analisar todas as opções, a mineradora optou pela mudança de sequência de lavra do painel de ascendente (Bottom Up) para descendente (Top Down). Com isso, obteve uma maior flexibilidade de lavra e uma antecipação da produção de stopes, melhorando o Valor Presente Líquido (VPL) em 19%.

Com o novo layout, a companhia obteve um ganho de US$ 33,5 milhões no Net Cash Flow Life off Mine (LOM) em relação ao layout utilizado em 2012, representado um aumento de 13%. Além disso, com a nova metodologia aplicada para avaliação de viabilidade econômica de áreas, o Net Cash Flow teve um aumento de US$19 milhões no LOM, um incremento de 12%.

Mineradora optou pela mudança de sequência de lavra do painel de ascendente (Bottom Up) para descendente (Top Down)

Fonte: Revista Minérios & Minerales