Oficina do DNPM capacita servidores para análise de processos minerários

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) realizou, de 02 a 06 de dezembro, em Brasília, a Oficina de Análise de Projetos de Mineração, para capacitar seus servidores. A iniciativa teve apoio da Diretoria de Gestão de Títulos Minerários (DGTM) e abriu discussão sobre as atribuições institucionais e regimentais, bem como os procedimentos jurídicos adotados de acordo com a legislação minerária vigente. O objetivo da oficina foi oferecer melhor capacitação aos técnicos do DNPM para a realização de análises econômicas e financeiras de projetos de mineração.

Foram discutidos os conceitos e métodos de avaliação econômica de projetos de mineração, análise de estrutura de custos em mineração e demonstrações financeiras aplicadas à mineração. As técnicas de avaliação econômica de jazidas, tendo em vista que muitos minérios tornaram-se commodities e sofrem oscilações de preços nos mercados internacionais, também foram abordadas. Foram consideradas também as peculiaridades de alguns mercados, complexos e dinâmicos, nos quais certas empresas de mineração estão inseridas. Além disso, foram discutidos os procedimentos de avaliação vigentes nas superintendências e na sede do DNPM, na tentativa de padronizar as ações de avaliação de projetos de mineração.

A oficina contou com a participação de 28 servidores da sede e das superintendências da autarquia. As atividades foram coordenadas pelo engenheiro de minas e economista Petain Ávila de Souza.

Fonte: Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *