O aço inoxidável contra a abrasão

A utilização de aços inoxidáveis de alta resistência resulta em redução do desgaste e aumento da capacidade de carga. É o que oferece ao mercado a Aperam.

Na palestra no workshop 2019, a Aperam explicou que os aços carbono sofrem oxidação em ambientes úmidos ou que contenham água, mesmo aqueles de alta resistência (mecânica) utilizados em chapas antidesgaste na mineração.

Segundo a empresa, essa oxidação é difícil de ser percebida, pois a constante passagem de material abrasivo provoca a remoção das camadas de óxido (avermelhadas), mantendo a superfície limpa. No entanto, o processo de formação e remoção dos óxidos leva a perdas sucessivas de material e consequente redução da espessura das chapas.

A Aperam realizou diversos testes práticos comparando aços comuns e aços inoxidáveis em ambientes sujeitos a abrasão e corrosão, com resultados muito favoráveis aos aços inoxidáveis. A aplicação desse tipo de aço em balões de caminhões betoneira para transporte de concreto, por exemplo, mostrou uma vida útil três vezes superior ao do equipamento convencional em aço carbono.

Nesse caso, o passo seguinte foi a alteração do projeto das betoneiras para reduzir o chamado “sobre-metal”, calculado para compensar o desgaste ao longo da vida do balão e, dessa forma, reduzir a espessura das chapas e consequentemente o peso do implemento, aumentando a capacidade de carga do caminhão.

O sucesso na redução de peso do veículo somente foi possível pela utilização da nova linha de aços inoxidáveis de alta resistência da Aperam.

A empresa realizou também testes de desgaste em cooperação com uma mineradora de brita e areia do Vale do Aço em Minas Gerais. O teste englobou a construção de uma roda lavadora de areia com pás de diferentes tipos de chapas de aço.

O teste apresentou de forma muito clara que o grupo de aços inoxidáveis tem desempenho diferenciado em relação aos aços carbono, mesmo aqueles de alta resistência. Isso comprova a ideia de que os aços inoxidáveis podem ser uma excelente alternativa para peças de desgaste que trabalham em meios úmidos ou dentro d’ água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *