Categorias

25 de setembro de 2021

Revista Minérios e Minerales

Portal de informação do setor de mineração

Newmont confirmará inversão de US$ 2 bi em Yanacocha, Peru

A mineradora de ouro tomará uma decisão sobre um investimento de US $ 2 bilhões em sua mina Yanacocha, na região norte de Perus Cajamarca, antes do final do ano, disse o CEO Tom Palmer aos investidores.

A Newmont planeja desenvolver a primeira fase de depósitos de sulfeto e um circuito de processamento integrado, incluindo uma autoclave para processar ouro, cobre e prata .

A construção levará cerca de dois anos e meio, então o projeto deve começar a operar em 2026.

Isso acrescentaria 500.000 onças de ouro equivalentes por ano à produção da mina com custos totais entre $ 700 a $ 800 por onça para os primeiros cinco anos.

Como os recursos de óxido da mina a céu aberto de Yanacocha estão perto de se esgotar, o projeto visa a  continuar a mineração de sulfeto no subsolo.

A primeira fase concentra-se no desenvolvimento dos depósitos Yanacocha Verde e Chaquicocha para estender as operações além de 2040. A segunda e a terceira fases, disse Palmer, têm o potencial de estender a vida útil da mina por várias décadas.

Newmont diz que Yanacocha Sulfides é um dos projetos de mineração mais importantes planejados no Peru para os próximos cinco anos.

Toda a nova infraestrutura será construída dentro da área de operação  das minas existentes e o projeto incorporará tecnologia remota para conduzir inspeções em tempo real.

Perspectiva otimista

A mineradora de Denver, Colorado, EUA, informa que a mina de ouro forneceu mais de US $ 1 bilhão em projetos de responsabilidade ambiental e social desde que iniciou suas operações na década de 1990.

Cerca de dois terços da receita de Yanacochas são reinvestidos na economia local em salários, impostos, bens e serviços, já que a operação emprega 1.400 trabalhadores diretamente e sustenta outros 40.000 empregos indiretos. Dois terços dos trabalhadores da mina são moradores de Cajamarca.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp