Navio hidroceanográfico realizará pesquisas no Atlântico Sul

Embarcação é uma das cinco mais modernas do mundo e sua aquisição foi viabilizada por meio de convênio entre Vale, Petrobras, Marinha e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

A Vale assinou um convênio de cooperação com a Marinha, a Petrobras e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para viabilizar a compra de um navio hidroceanográfico, que está entre as cinco melhores plataformas de pesquisa do mundo. A embarcação com as características desejadas está em construção no exterior e estão adiantadas as negociações para a sua aquisição. O valor total para a compra é de R$ 162 milhões, dos quais R$ 38 milhões virão da Vale.
O novo navio de pesquisa hidroceanográfico será equipado com o que há de mais avançado em tecnologia de experimentação marinha. O objetivo é ampliar a infraestrutura embarcada existente no País, a geração de conhecimento e a formação de recursos humanos sobre o ambiente marinho na região do Atlântico Sul e Tropical e em águas internacionais contíguas, promovendo avanços das pesquisas nas áreas de Química, Geologia, Biologia e Física Marinha.
A ênfase será nos trabalhos de levantamento de recursos minerais e bioprospecção em regiões com importância econômica e político-estratégica para o país, que poderão subsidiá-lo em pleitos nacionais em organismos internacionais.

Fonte: Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *