“Nasci e cresci numa região que respira mineração”

“Meu nome é Ester Oliveira, tenho 23 anos. Olha, minha história com a mineração começou há muitos anos… Nasci e cresci numa região que respira mineração, mais precisamente em Curionópolis (PA) (sim, a cidade da famosa Serra Pelada, rs).

Desde muito cedo a mineração se fez presente em minha vida pois meu avô foi garimpeiro naquela região. Grandes projetos mineiros estavam ali presentes. Era fascinante ver a região se desenvolver por conta das nossas riquezas naturais e tudo que eu queria era contribuir com isto!

Concomitante ao ensino médio, fiz o curso técnico em mineração, onde vi que a mineração era, com certeza, a minha área. Após concluir o técnico, sabia que não poderia parar por ali. Decidi, então, cursar Engenharia de Minas na Universidade Federal do Sul e sudeste do Pará – Unifesspa. Ingressei em 2014 e atualmente estou no 10º período, prestes a me formar.

Durante o técnico e graduação o contato com a mineração foi muito intenso, cada aula, cada prática laboratorial, cada visita, cada projeto de iniciação científica, cada evento, cada congresso, participação na empresa júnior do curso… Cada um destes contribuiu muito para reiterar minha escolha. Mineração é o meu lugar!

Apesar de ainda não ter trabalhado na área, busco atualmente a oportunidade de estagiar, com o objetivo de colocar os conhecimentos adquiridos em prática, concluir minha graduação e iniciar a vida profissional na área que tanto amo.

Não foi e nunca será fácil. Tenho muito orgulho de ver que a mineração está abraçando cada vez mais as mulheres. Me orgulho todas as vezes que uma turma nova entra no curso de Engenharia de Minas e metade (ou mais) da turma são meninas. Muita coisa melhorou, mas com certeza ainda precisa melhorar mais e eu sei que vai porque competência temos de sobra.

Meninas, mulheres, o nosso lugar é onde nós quisermos… inclusive na mineração”.

8 comentários em ““Nasci e cresci numa região que respira mineração”

  • 7 de março de 2019 em 11:57
    Permalink

    Parabéns pelo espaço dado para compartilharmos nossas histórias. Sabemos que ainda há muito a melhorar, mas muita coisa já melhorou e precisamos comemorar isto. Não foi e nunca será fácil, mas a plenitude de saber que estarei atuando na área que escolhi me incentiva a continuar e dar meu melhor.

    Resposta
  • 7 de março de 2019 em 15:29
    Permalink

    Parabéns Ester, você merece toda essa conquista.?

    Resposta
    • 7 de março de 2019 em 17:46
      Permalink

      Ester com certeza é um exemplo ??
      Parabéns pela conquista ❤

      Resposta
  • 8 de março de 2019 em 01:11
    Permalink

    Q menina de ouro, a pequena Ester, q de pequena não tem nada, ? q lindo ver vc dizer q se orgulha das turmas iniciantes, isso mostra o tamanho da profissional q vem por ai, Deus tem coisas grandes pra vc ? fico daqui torcendo e vendo Curionópolis sendo representado por pessoas maravilhosas como vc… parabéns pequena Ester ❤️

    Resposta
  • 8 de março de 2019 em 04:47
    Permalink

    Parabéns, Ester!!
    #womeninminning

    Resposta
  • 8 de março de 2019 em 11:44
    Permalink

    Parabéns minha prima, você merece.

    Resposta
    • 9 de março de 2019 em 16:55
      Permalink

      Parabéns pela a conquista, fico muito feliz que nós mulheres, não estamos ficando para trás, e conquista o nosso espaço no mercado de trabalho é motivo de muito orgulho. Parabéns, te amo prima!!!!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *