Monitoramento online reforça a segurança do mineroduto

Monitoramento online reforça a segurança do mineroduto

A Anglo American irá investir R$ 6 bilhões no empreendimento Minas-Rio, localizado na região Central de Minas Gerais, entre 2022 e 2026. Os valores mencionados no Investor update para 2023 referem-se a todo o grupo Anglo American.

A empresa implementou um moderno sistema de monitoramento online com fibra ótica no mineroduto responsável pelo transporte de minério de ferro do Minas-Rio – operação de exportação totalmente integrada, com mina, usina de beneficiamento, mineroduto e terminal dedicado no Porto do Açu, no norte fluminense.

Do total de investimentos, cerca de R$ 1,29 bilhão serão aplica dos na continuidade operacional do sistema Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro (MG). Parte do montante foi utilizado nesta nova tecnologia implementada pela Anglo, que capta sons da estrutura durante 24 horas por dia e favorece a detecção com antecedência de possíveis questões relacionadas à operação, além de contribuir para a fiscalização de atividades externas realizadas ao longo da faixa de servidão do mineroduto, para evitar qualquer comprometimento à estrutura.

O mineroduto da Anglo American possui 529 km de extensão e atravessa 33 municípios. A estrutura liga a mina à usina de beneficiamento da companhia, localizadas, em Conceição do Mato Dentro e em Alvorada de Minas, na região Central de Minas Gerais, até o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), onde o minério de ferro passa pelo processo de filtragem e exportação.

 No Minas-Rio, a Anglo American produz um minério premium, com alto teor de ferro (cerca de 67%) e baixo índice de contaminantes, muito demandado pelas siderúrgicas asiáticas por diminuir o nível de poluentes da produção de aço.

No ano passado, o empreendimento produziu 22,9 milhões de toneladas de minério de ferro. Atualmente, a capacidade licenciada de produção do Minas-Rio é de 29,1 milhões de toneladas por ano.

 “O nosso mineroduto transporta o concentrado de minério de ferro, na forma de polpa, da usina de beneficiamento até o porto. Para que este processo ocorra sempre em total segurança, a Anglo American possui uma central de monitoramento que cobre toda a extensão do equipamento. A base do nosso sistema utiliza sinais acústicos como ferramenta de monitoramento. Estas ondas sonoras fornecem informações que auxiliam a equipe da central na análise de possíveis irregularidades ou falhas em toda a faixa de servidão do mineroduto. Em termos de operações em minério de ferro, essa tecnologia é pioneira no Brasil, estando alinhada ao nosso Plano de Mineração Sustentável”, ressalta Cláudio Goulart, gerente do Mineroduto da Anglo American.

O sistema de fibra ótica também favorece o rastreamento de equipamentos de inspeção interna, conhecidos como PIGs. Essas ferramentas são utilizadas periodicamente, de forma preventiva, para garantir mais segurança e integridade estrutural.

“Quando passamos um PIG, é necessário que a nossa equipe monitore a corrida deste equipamento dentro do mineroduto. Agora, por meio do sistema de monitoramento online, em vez de irmos a campo, o rastreamento e a detecção exata da posição do equipamento são feitos de forma remota. Com isso, eliminamos riscos às pessoas e evitamos incômodos às comunidades”, explica Henrique Pereira, coordenador de Integridade do Mineroduto.

MAIS TECNOLOGIA A FAVOR DA SEGURANÇA Além do uso do sistema online de monitoramento por fibra ótica, a Anglo American investe em inspeções das áreas de instalação do mineroduto com a ajuda de drones. Segundo a empresa, essa funcionalidade é ideal para análise de grandes áreas e locais de difícil acesso.