Categorias

21 de outubro de 2021

Minexpo apresenta tecnologias de operação a distância

A Minexpo 2021, que acontece de 13 a 15 de setembro em Las Vegas, Estados Unidos, está apresentando algumas soluções de operação a distância de equipamentos.   

A Komatsu está teleoperando uma nova escavadeira hidráulica carregando seu caminhão-conceito autônomo em Tucson, no estado americano do Arizona, a partir de um console remoto no estande da empresa na feira. 

O operador em Las Vegas trabalha em uma cabine real na operação da escavadeira Komatsu PC7000-11. Várias câmeras e sensores ao redor da máquina e da caçamba, bem como um monitor de 360° e exibição da máquina, oferecem visibilidade e consciência situacional para o operador remoto. 

O desenvolvimento da escavadeira hidráulica semiautônoma de 700 toneladas com teleoperação está quase concluído e a Komatsu planeja testar a máquina-conceito em um local do cliente em 2022.  

Na Liebherr, os participantes podem interagir com novas tecnologias por meio de um estande de realidade virtual e descobrir a tecnologia da empresa nas master classes diárias realizadas com especialistas da empresa.

A marca alemã apresenta três novas escavadeiras na Minexpo: a R 9150 Geração 7, a R 9200 Geração 7 e a novíssima R 9600 Geração 8. Todas as três escavadeiras estão equipadas com as inovações mais recentes, incluindo eficiência energética, sistemas de assistência e assistente de enchimento de caçambas.

A Liebherr também apresenta seu carro-chefe dozer para mineração, o PR 776 Litronic. A máquina estará em exibição junto com o novo sistema de operação remota LiReCon Liebherr.

A Trimble, em parceria com a Robocar, está exibindo a tecnologia de posicionamento preciso, alimentando caminhões de transporte para orientação em operações de mineração, usando o Sistema de Posição e Orientação (POS) Applanix LVX. A tecnologia é baseada numa parceria já existente de ambas empresas em carros de corrida controlados remotamente.

A Trimble também apresenta antenas inteligentes e sensores inerciais que fornecem uma solução contínua de alta precisão para GNSS de precisão – um componente crítico de uma operação segura e sustentável em terra ou embaixo dela.

A Wirtgen levou para o evento sua máquina de superfície da classe 220 SM 60 t testada em campo pela primeira vez no continente norte-americano. Ressalta-se que a marca pertence hoje ao grupo John Deere. 

Com largura de corte de 2,2 m e profundidade de corte de até 300 mm, o novo equipamento de superfície 220 SM é a escolha para a extração seletiva de minerais, operações de roteamento e projetos de infraestrutura, de acordo com a Wirtgen. A empresa promete adicionar mais modelos novos à sua linha de mineradores de superfície. 

Já a Scania, em seu estande, está expondo o 8×4 Heavy Tipper. O caminhão basculante pesado da Scania foi projetado exclusivamente para operações de mineração e para atender às demandas mais difíceis. A capacidade de carga útil é de 40 toneladas com a configuração 8×4.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp