Mineração = Qualidade de Vida

A Muralha da China e o Coliseu de Roma são duas das construções mais antigas da civilização. Ambas foram erguidas com a força muscular dos obreiros que tiveram que movimentar blocos pesados de pedra, além de utilizar argamassa de argila e pedra. Partes dessas duas obras monumentais continuam de pé hoje e o visitante atual pode testemunhar séculos de história ali guardados.

Utilizar blocos de pedra extraídos de jazidas ou processados como agregado ainda faz parte do processo conhecido de pavimentação ou edificações, mostrando como esses insumos de origem mineral foram essenciais à qualidade de vida do homem há mais de 2 mil anos.

Publicamos na 2ª capa desta edição uma mensagem institucional da revistaMinérios & Mineraleslembrando que os minerais estão presentes no cotidiano de todos nós, da casa onde moramos, ao automóvel e até no cultivo de alimentos. A proposta da revista é, porém, mais ambiciosa e inclusive faz parte do projeto Minérios 40 anos (comemoraremos quatro décadas de publicação em 2016 e teremos várias ações até lá). Estamos lançando uma campanha para conscientizar a sociedade em geral da importância da Mineração para a qualidade de vida. Esperamos contar com o apoio da indústria da mineração – através de suas entidades como Sindiextra, Ibram, Simineral e Anepac – para articularmos um extenso programa de comunicação junto ao grande público.

Primeiro, para mostrar que a Mineração existe em praticamente todos os Estados brasileiros—pois é inócuo pretender o contrário. Porque na era do Googlemap, quem procura acha.

A mineração produz e cumpre a legislação ambiental, reduz continuamente o consumo de água nova e recupera as áreas já lavradas com a vegetação nativa.

O que as minas produzem asseguram não só a qualidade de vida da população, mas também abastecem uma vasta indústria no País, que fornece de parafusos a equipamentos industriais e telefones celulares.

As minas pagam impostos, a CFEM, geram empregos e renda nas comunidades do entorno e movimentam uma extensa cadeia industrial. Assim como o agronegócio é lembrado pelas exportações de grãos que servem de alimento, a Mineração é exemplo de uma atividade industrial que sustenta a qualidade de vida da sociedade. Mas ela precisa divulgar esse fato continuamente, ao longo dos anos. A opinião pública é volúvel e tem memória curta — e Mineração não é exatamente um dos seus temas favoritos.

Deixe uma resposta