Martins Lanna melhora produtividade com chapas resistentes

Na década de 70, a economia brasileira experimentava uma expansão do mercado interno, com investimentos públicos e privados nas áreas de infraestrutura. Foi neste contexto que a Martins Lanna, empresa mineira que atua na extração, beneficiamento e comercialização de agregados derivados de gnaisse e granito para construção civil, iniciou suas atividades.

Durante as três décadas de sua existência, a empresa adquiriu experiência e investiu em qualificação empresarial e profissional, tecnologia de ponta e pesquisa.

E neste quadro de inovação que a Martins Lanna vem utilizando as chapas de alta resistência ao desgaste da siderúrgica NLMK. As chapas Quard vêm sendo usadas há mais de quatro anos na Construtora Martins Lanna e MBV, a Mineração Bela Vista.

Neste período, a equipe técnica da Martins Lanna realizou comparativos em relação à vida útil com outros aços similares. Porém, com a Quard, ela tem alcançado excelentes resultados em comparação à aplicabilidade no segmento de atuação, chegando a ter vida útil de até três vezes mais.

Na mineração, a Martins Lanna extrai e processa o mineral gnaisse, que é um mineral de altíssima abrasão. Eles realizaram aplicações de Quard em setores primários, secundários e terciários em suas plantas de beneficiamento de agregados.

Nos setores primários obtiveram uma duração de 4.800 horas de vida útil em chutes e bicas de alimentadores, peneiras e britadores. Nos setores secundários alcançaram uma média de 800 horas de vida útil, mesmo sendo uma aplicação muito severa devido a altíssima velocidade que o material percorre por sobre as chapas aplicadas. Nos setores terciários as chapas atingem média de 1.500 a 1.800 horas de vida útil trabalhada.

“Ultimamente estamos utilizando somente chapas Quard em nossas operações, pois tem gerado excelente performance na aplicabilidade”, afirma Martins Lanna.

“Para a NLMK é uma honra ser fornecedor da Martins Lanna”, afirma o diretor geral da NLMK South America, Paulo Seabra. Ele explica que o Quard melhora a produtividade e a lucratividade da mina, pois reduz o tempo de parada para manutenção. “Por ser feito de minério de ferro puro, este aço especial de alta resistência ao desgaste e impacto garante maior qualidade se comparado a produtos similares feitos à base de sucata”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *