Laís é Engenheira de Minas e pós-graduanda em Gestão Estratégica de Negócios

“Meu nome é Lais Ferreira Tavares e tenho 26 anos. Sou natural da cidade de São Paulo e até meus 15 anos nunca havia escutado falar sobre mineração, até que, então, vi duas reportagens em um programa da TV aberta que falavam sobre as grandes máquinas da mineração e sobre profissões pouco conhecidas, e entre elas estava lá a Engenharia de Minas. Comecei a pesquisar mais sobre mineração e fiquei encantada, decidi que ser Engenheira de Minas era o que eu queria para a minha vida.

Em 2012, ingressei na Universidade Federal de Goiás (UFG) para Engenharia de Minas e durante a graduação tive a plena certeza que eu tinha feito à escolha certa. Tive a oportunidade de fazer um estágio continuado com duração de 2 anos na Anglo American Fosfatos em Catalão/GO. Durante esse período trabalhei na área de beneficiamento mineral nos departamentos de produção de rocha fosfática e de melhoria de processos, encontrei profissionais que me apoiaram e me ajudaram a crescer profissionalmente. Sempre fui muito respeitada por todos os colegas de trabalho e ser mulher na mineração nunca foi um problema para mim.

Na Universidade realizei um Projeto de Iniciação Científica em conjunto com alguns colegas e professores sobre aglomeração de partículas finas provenientes da fabricação de panelas de pedra sabão, que me mostrou a importância de criar e seguir metodologias e procedimentos, ter senso crítico para a análise de resultados e contribuir com o meio ambiente agregando valor a resíduos antes descartados. E esse é um ponto chave para a mineração nos dia de hoje, o aproveitamento de resíduos de forma sustentável.

Também, tive a oportunidade de realizar um estágio de férias próximo a minha cidade natal, na Embu S/A Engenharia e Comércio, onde pude acompanhar de perto as atividades de perfuração, desmonte de rocha, lavra e beneficiamento de rocha (gnaisse) para a produção de agregados de construção civil, o que contribuiu ainda mais para o meu aprendizado e amadurecimento profissional.

Hoje tenho quase um ano de formada, faço pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e estou à procura de uma oportunidade de emprego na área como Engenheira de Minas.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *