Soluções desenvolvidas pela LYNX PROCESS, do grupo TSA, demonstram como a automação e o uso de dados em tempo real estão redefinindo a eficiência operacional na cadeia da mineração.

Soluções desenvolvidas pela LYNX PROCESS, do grupo TSA, demonstram como a automação e o uso de dados em tempo real estão redefinindo a eficiência operacional na cadeia da mineração.

A transformação digital e a busca por maior eficiência operacional têm impulsionado inovações significativas na indústria de mineração e logística portuária. Neste contexto, o Antônio César Freitas, Diretor Executivo da LYNX PROCESS, do grupo TSA, apresenta uma contribuição relevante para o setor, comentando sobre soluções tecnológicas que estão redefinindo os processos de Operação Portuária na cadeia da Mineração.

Operação integrada de Portos na Mineração: Rumo à eficiência e conectividade

A automação de processos na mineração avançou significativamente nas últimas décadas, impulsionada pelo surgimento de dispositivos IoT, computação de borda, sistemas virtualizados e, mais recentemente, pela aplicação de inteligência artificial no chão de fábrica. No entanto, apesar da maior conectividade das plantas e evolução da automação, a integração das operações e o suporte à tomada de decisão continuam sendo desafios significativos para o setor.

Desafios persistentes

Embora as tecnologias atuais permitam a coleta e disponibilização de dados em tempo real, muitas operações ainda dependem de controles manuais, como planilhas e apontamentos, para alimentar sistemas de gestão da produção. Essa abordagem, embora pareça indicar um sistema integrado, mantém um alto nível de intervenção humana nas decisões operacionais, comprometendo a agilidade e a precisão necessárias em ambientes dinâmicos.

Avanços na operação autônoma

Recentemente, a LYNX implementou operações autônomas de estocagem e embarque no Brasil, destacando-se em projetos de pátios autônomos. Esses projetos resultaram em ganhos significativos, como aumento nas taxas de recuperação de até 12%, eliminação da exposição ao risco para os operadores, redução da variabilidade e diminuição de eventos de sobrecarga no processo.

Após a implementação desses projetos, identificou-se a oportunidade de utilizar a infraestrutura existente para integrar todas as informações de movimentação, massa e qualidade em um único ambiente. Isso eliminaria apontamentos manuais e permitiria a criação de modelos que suportam a tomada de decisão diante de restrições e mudanças frequentes no cenário operacional.

Conectando o porto

As bases para a implantação de um porto integrado ou conectado já estão presentes após a implementação dos primeiros pátios autônomos de estocagem e embarque no Brasil. Toda movimentação de material, desde os viradores até os carregadores de navios, passa a ser monitorada em tempo real com maior nível de detalhes, incluindo informações de qualidade. Isso possibilita o desenvolvimento de um porto verdadeiramente conectado, alcançando novos patamares de produtividade.

Atualmente, a operação na maioria dos clientes é fragmentada, com equipes nos viradores, estocagem e embarque, além das equipes responsáveis pela gestão da qualidade, que interagem com a operação para garantir a entrega do minério dentro dos limites especificados em contrato.

A Solução integrada da LYNX

A solução de integração proposta pela LYNX visa eliminar apontamentos manuais, rastrear toda a movimentação de qualidade em tempo real e sem interferência humana, e determinar rotas com origem e destino por meio de funções objetivas relacionadas à capacidade e disponibilidade dos circuitos.

As partes que compõem essa solução já são uma realidade, com destaque para o LYNX Quality System (LQS), que monitora de forma autônoma e sem lançamentos manuais toda a movimentação de qualidade no porto ou na Mina. O LQS oferece ferramentas de simulação que identificam as composições ótimas para atender a um determinado embarque.

A determinação das rotas com origem e destino, a partir de funções objetivas orientadas por capacidade e disponibilidade, pode então se integrar com as composições ótimas para atender a um embarque inicialmente e, de forma mais sofisticada, uma fila de embarque. Isso garante um novo patamar para a produtividade dos portos de minério, com reduções esperadas em tempo de carregamento de navio e desvios de qualidade, aumentando a eficiência do porto.

Superando Limitações Anteriores

Embora existam ferramentas de otimização há muito tempo, desenvolvidas para coordenar e melhorar o desempenho nas operações do porto, a falta de integração e a dependência de lançamentos manuais sempre limitaram seus resultados. A solução descrita aqui para integração e melhoria dos indicadores operacionais do porto na mineração tornou-se uma realidade após a implementação dos primeiros pátios
autônomos no Brasil e do desenvolvimento de ferramentas para otimizar o manuseio de qualidade, como o LQS.

Esse avanço representa uma oportunidade sem precedentes rumo a um porto verdadeiramente integrado ou conectado, já que as tecnologias foram testadas e estão em operação. O próximo passo é integrá-las de forma eficaz.

Benefícios esperados

Redução de interrupções por TML (Transportable Moisture Limit)

TML é um parâmetro técnico que define o limite máximo de umidade que uma carga de minério a granel pode conter para ser transportada com segurança por via marítima.

Uma vez implementado o conceito aqui proposto do Porto Integrado ou Conectado, as interrupções são mitigadas, já que o Sistema determina as origens (pilhas) ótimas para atender um Carregamento, levando em consideração as restrições de TML e o rastreamento automático das movimentações.

Otimização de Movimentação de Máquinas: Melhoria na logística interna, reduzindo deslocamentos desnecessários e reduzindo energia por tonelada embarcada.

Redução do tempo de estadia de navios: Aceleração do processo de carregamento, aumentando a rotatividade dos navios e em última análise aumentando a produtividade do porto.

Esses benefícios têm o potencial de impactar significativamente o custo em dólares por tonelada movimentada no Porto, tornando as operações portuárias mais competitivas e sustentáveis.

Artigo por Antônio César Freitas, Diretor Executivo da LYNX PROCESS, do grupo TSA