Indústria cimenteira utiliza resíduos sólidos como combustível

Votorantim Cimentos utiliza resíduos sólidos e rejeitos industriais para reduzir o consumo de combustíveis fósseis na produção de cimento

Votorantim Cimentos completa três anos de operações na capital mato-grossense, destacando-se como uma das mais modernas e sustentáveis empresas do segmento no País

A Votorantim Cimentos completa em Cuiabá mais um ano de atuação em abril, mês em que também se comemora o aniversário da capital. Instalada em Cuiabá em 2013, com o início da operação nesta unidade, a Votorantim Cimentos dobrou a produção no Estado, passando de 1,2 milhão t (produzidas na fábrica da empresa, localizada em Nobres) para 2,5 milhões t, da marca Itaú. A planta, localizada no Distrito de Aguaçu, recebeu investimento de R$ 400 milhões e gera, atualmente, cerca de 600 empregos diretos e indiretos.

Além de gerar emprego e renda para a região, a unidade funciona segundo a filosofia de sustentabilidade da Votorantim Cimentos, que prioriza com o bem-estar da comunidade local e com a preservação do meio ambiente. A fábrica utiliza o coprocessamento de rejeitos industriais e resíduos sólidos para substituir parte dos combustíveis fósseis na produção de cimento. Por mês, são coprocessados aproximadamente 20 mil t, um volume com potencial para crescer a partir de novas parcerias com os setores público e privado.

O coprocessamento na Votorantim Cimentos de Cuiabá conta com licenciamento ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Ao investir na substituição de combustíveis fósseis com o uso de resíduos no forno de clínquer, matéria-prima na produção de cimento, a empresa ajuda a reduzir o passivo ambiental no município, diminuindo a quantidade de resíduos no aterro sanitário. A medida ainda evita a emissão de gases, como o metano, que são prejudiciais à saúde humana e aumentam o efeito estufa.

 

Iniciativas sociais

Outras iniciativas executadas pela Votorantim Cimentos em Cuiabá que beneficiam a comunidade local são os projetos que a empresa desenvolve e apoia para estimular melhorias na educação e na saúde pública, além do incentivo às cadeias produtivas. Em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá, a empresa aprimorou o sistema de saúde com a entrega de dois postos de saúde e reformou praças para o lazer nos distritos de Aguaçu e Nossa Senhora da Guia, beneficiando, aproximadamente, 15 mil moradores. Durante o período de construção, foram oferecidos cursos de capacitação profissional, com o apoio do Senai, para moradores de Cuiabá, Nossa Senhora da Guia, Aguaçu e Várzea Grande.

Outra ação social realizada pela fábrica da Votorantim Cimentos de Cuiabá é o Programa VIA, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das estruturas de gestão, por meio do apoio a projetos de melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, contribuindo para o cumprimento dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Desde seu início, em 2006, o VIA já atendeu 81 projetos, de 67 municípios, beneficiando mais de 22 mil crianças e adolescentes.

A fábrica da Votorantim Cimentos, em Cuiabá, também apoia, por meio do Programa ReDes, projetos de fomento à cadeia produtiva local. Promovido em parceria com o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ReDes tem como objetivo contribuir para o crescimento sustentável de municípios brasileiros, por meio da implantação e consolidação de negócios ligados a cooperativas e associações. Na região de Cuiabá, são apoiados pelo ReDes os projetos: Conexão Peixe, da Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso (Coorimbatá); Rede Leiteira da Baixada Cuiabana, da Cooperativa Agropecuária Várzea-grandense (Coopergrande); e Coleta Seletiva, da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (Asscavag).

Jovens aprendizes de Xambioá (TO)participam de limpeza nas margens do Rio Araguaia

A Votorantim Cimentos apoiou o Conselho Comunitário de Xambioá (TO) em uma ação de limpeza nas margens do Rio Araguaia. Jovens aprendizes do Senai Tocantins que atuam na Votorantim Cimentos, e outros voluntários, auxiliaram os membros do Conselho Comunitário a recolher lixo das margens do rio, além de plantar diversas mudas de espécies nativas.

A participação dos jovens aprendizes na iniciativa integra as ações do projeto de responsabilidade social Arborizando, desenvolvido na Votorantim Cimentos desde outubro de 2015. Além dos aprendizes, funcionários da fábrica também colaboraram com a limpeza. A fábrica ainda doou sacos para recolhimento de lixo e placas de sinalização ambiental, que foram instaladas às margens do rio para conscientizar a população a não jogar lixo no local.

Outros voluntários que contribuíram com a ação foram os alunos da Escola Municipal Dom Cornélio Chizzini e do Colégio Estadual Professora Juliana Barros, integrantes do projeto Xambiart, Secretaria Municipal de Saúde, Associação Comercial e Industrial de Xambioá (ACIX) e Colônia de Pescadores de Xambioá.

Na estimativa da coordenadora do Conselho Comunitário de Xambioá, Marivalda Martins Borges, participaram da limpeza do Rio Araguaia aproximadamente 150 pessoas. “Já contávamos com vários voluntários, mas não imaginávamos que apareceriam outros. Ficamos muito felizes de receber o apoio de empresas e entidades nesse trabalho que é tão importante para o bem-estar de todos. Também foi muito gratificante engajar os jovens a colaborarem, porque é assim que se formam cidadãos conscientes com a preservação do meio ambiente”, disse.

Cooperativa fornece alimentos orgânicos para refeições em unidade Paraense

Hortaliças e verduras orgânicas produzidas pela Cooperativa de Agricultores Familiares de Primavera (Cooprima), no Pará, sem uso de agrotóxicos ou outros produtos químicos, ganharão espaço na refeição dos funcionários da fábrica da Votorantim Cimentos no município. A partir do dia 1º de abril, a empresa Nutriservice começa a preparar as refeições diariamente dentro da empresa, na cozinha industrial.

Além de refeições nutritivas e saudáveis, a parceria entre Votorantim Cimentos, Cooprima e Nutriservice também vai gerar novos empregos para a cidade paraense. “Ajudar a alavancar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde a Votorantim Cimentos atua e o bem-estar de nossos colaboradores são nossos compromissos”, afirma o gerente de projetos da Votorantim Cimentos de Primavera, Alexandre Mouta.

Neste primeiro momento, a Nutriservice fornecerá 164 refeições diárias – café da manhã, almoço e jantar. Quando a fábrica estiver em operação, o número pode alcançar 300 por dia. “O que não impede que a empresa também possa fornecer para as firmas terceirizadas que trabalham para a Votorantim Cimentos”, explica Alexandre Mouta.

A Cooprima cultiva alface, couve, cebolinha, coentro, quiabo, rúcula, jerimum (abóbora) e batata-doce por meio de técnicas de compostagem e adubo orgânico (biofertilizantes). A produção, especialmente de hortaliças, está além do número de vendas – os principais compradores são a prefeitura (merenda escolar) e a comunidade da região. “Nossa produção está sobrando, especialmente a de hortaliças. Precisamos ampliar o mercado para não perder os artigos e desmotivar os agricultores”, afirma a presidente da entidade, Joelma Trindade Nunes.

A cooperativa iniciou as atividades em 2011, quando teve o início do processo de profissionalização da entidade com apoio da Votorantim Cimentos, Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e prefeitura local. Foram capacitados 30 cooperados para assumirem perfil empreendedor e produzirem com respeito ao meio ambiente e à saúde do consumidor.

Fonte: Revista Minérios & Minerales