Para atender à crescente demanda global por bauxita de Juruti, a Alcoa vem expandindo seguidamente seu ritmo de produção, ano após ano, investindo no aumento da produtividade dos equipamentos e, sobretudo, no avanço da produtividade dos grupos operacionais da unidade, através da eliminação de desperdícios e melhoria da performance operacional do time.
Neste contexto, foi desenvolvida a ferramenta de gestão de performance de grupos na usina de beneficiamento de Juruti, no Pará, que é considerada o gargalo produtivo do projeto. Conhecido como Índice de
Performance de Grupos (IPG), a ferramenta consiste na reunião dos indicadores críticos da usina e na avaliação da performance dos grupos operacionais com um monitoramento contínuo sobre a performance de cada grupo sobre os indicadores, permitindo respostas rápidas para correção de performances, quando necessário.
A partir da implantação do IPG, notou-se significativa evolução da performance dos grupos em todos os indicadores monitorados e o aumento do engajamento das equipes em realizar o melhor resultado, estabelecendo-se como grupos de alta performance.
A evolução da performance operacional da usina vem contribuindo diretamente para o alcance dos recordes produtivos de Juruti, que em 2016 alcançou a maior produção já realizada: 6 milhões de t embarcadas.
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta a aplicação da ferramenta de gestão de pessoas denominada IPG. A usina conta com quatro grupos operacionais que se revezam em regime de turnos de trabalho de 12 horas diárias.
Antes da aplicação da ferramenta notavam-se grandes diferenças de desempenho entre os grupos e a falta de um padrão operacional que permitisse a identificação das rotinas mais apropriadas. Isto implicava em perdas de produtividade, perdas de tempo na execução das atividades e a falta de uma metodologia que permitisse medir a eficiência dos grupos e pesso as, tornando o processo de reconhecimento profissional dos funcionários questionável. Dessa forma, foi desenvolvida e aplicado o IPG que mapeou os indicadores mais importantes para a usina de beneficiamento, gerando notas associadas a cada tipo de performance esperada dos grupos operacionais e tendo estas expectativas alinhadas entre os funcionários.
Observou-se evolução significativa em todos os indicadores mapeados, além do aumento do engajamento das pessoas pelas suas rotinas, uma vez que a ferramenta foi capaz de quantificar a eficiência das pessoas na realização das suas atividades. Os funcionários também demonstraram maior entendimento sobre as expectativas sobre seus resultados, otimizaram seu escopo de trabalho e passaram a contar com um sistema de reconhecimento baseado em mérito com metodologia alinhada e compreendida por todos, sendo considerada clara e justa pelos funcionários.
Objetivo da implantação do Índice de Performance de Grupos (IPG):
• Aumentar a produtividade do grupo operacional
• Medir a performance de pessoas e grupos
• Reconhecer pessoas a partir de uma metodologia definida
Etapas para implantação do IPG:
• Identificar o objetivo principal a ser atendido pela ferramenta: evolução da produtividade das equipes operacionais da usina de beneficiamento
• Identificar principais indicadores da usina de beneficiamento a serem monitorados
• Elaborar um sistema de computador que permita o gerenciamento das informações IPG
• Conscientizar grupos sobre a importância de ter um sistema de gerenciamento de performance
• Medir performance de grupos
• Avaliar potencias gaps dos grupos
• Elaborar plano de desenvolvimento para aumentar performance de grupos com baixo rendimento
• Premiar e reconhecer performance de grupos com alta performance
• Elaborar plano de desenvolvimento de carreira para talentos individuais
DESENVOLVIMENTO
A Companhia possui um Sistema de Gestão de Desempenho com métricas globais referentes a resultados e performance comportamental. Porém, não havia ferramenta específica de medição de performance de pessoas ou que medisse a produtividade dos grupos frente aos indicadores chaves da
usina de beneficiamento.
Assim, o primeiro passo para a criação da ferramenta foi a identificação dos principais indicadores a serem monitorados. A determinação e divulga-ção de forma clara desses indicadores foi fundamental para o sucesso da implementação da ferramenta, pois forneceu aos grupos operacionais a noção do que o departamento espera como resultado principal do desempenho deles – e isto permitiu que os grupos percebes-
sem a real conexão entre o trabalho realizado por eles e a eficiência da usina de beneficiamento. Dessa forma, foi elaborado um documento conhecido como contrato de expectativas que reuniu estes indicadores e ainda forneceu notas associadas a cada tipo de resultado obtido.
Uma vez identificados os indicadores chaves e ainda as notas de desempenho para cada resultado esperado,iniciou-se o trabalho de alinhamento com todos os grupos operacionais sobre a importância do documento e o que realmente é esperado dos grupos operacionais.
Assim, reuniões foram realizadas de apresentação do contrato de expectativas e de alinhamento sobre o entendimento do documento.
Para o controle das informações geradas pelos grupos durante a execução das atividades foi necessário pensar na criação de um sistema que possibilitasse um gerenciamento fácil, visual e que permitisse a consulta
imediata das pessoas para verificação de seus próprios resultados.
O sistema criado recebeu o nome de gerenciador IPG. É interessante observar que este fato simples funcionou como um verdadeiro placar onde os grupos passaram a acompanhar com muita energia seus próprios resultados, mas também os dos demais grupos.
A partir das informações inseridas no sistema de gerenciamento de informações do IPG, pode-se acompanhar os resultados de cada grupo em cada indicador pertencente ao IPG. Assim, mensalmente pode-se verificar a performance dos grupos no mês em questão bem como constatar também os resultados ao longo do ano.
As informações são importantes, pois permitem uma rápida percepção da tendência de comportamento das equipes, possibilitando atuação imediata do gestor das equipes em caso de necessidade de reação em melhoria de performance.
CONCLUSÃO
A Alcoa Juruti fechou 2016 com novo recorde de produção de 6,0 Mtpa. A usina de beneficiamento teve contribuição fundamental na conquista desse resultado através da melhoria dos padrões operacionais, aumento da eficiência operacional e redução de perdas produtivas por falhas operacionais.
• Com a implantação do IPG observou-se evolução da performance de todos os grupos ao longo de 2016.
• Todos os indicadores apresentaram evolução em 2016, a partir da consolidação da implantação do IPG.
• A produtividade dos grupos operacionais foi aumentada significativamente, inclusive permitindo aumento de escopo de trabalho. Atualmente os operadores desempenham também atividades de manutenção autônoma dos equipamentos, e esta atividade foi inserida na rotina da operação após a implantação do IPG.
• O IPG se tornou um o sistema de gestão de performance que apoio a avaliação de desempenho anual da equipe da usina. Tal metodologia é bem aceita pelas equipes e torna o processo de feedback mais claro, simples e eficiente.
• A curva de performance dos funcionários da usina se assemelha a curva de performance padrão de avaliações da companhia. Isto demonstra que a metodologia de avaliação aplicada na usina está alinhada também com a metodologia de gestão de desempenho aplicada globalmente pela Alcoa.