Categorias

21 de outubro de 2021

Gerador eólico e painéis solares abastecem rádios de comunicação

A Vale adotou uma solução de energia alternativa e sustentável em uma de suas minas no Mato Grosso do Sul, onde o acesso à eletricidade era difícil e bastante oneroso

Quatro aparelhos, utilizados nas operações da Vale no Mato Grosso do Sul, são alimentados com energia limpa

A Vale adotou uma solução de energia alternativa e sustentável em uma de suas minas no Mato Grosso do Sul, onde o acesso à eletricidade era difícil e bastante oneroso. Foi instalado na localidade um gerador eólico, movido pelo vento, que gera a energia necessária para alimentar quatro rádios micro-ondas, responsáveis pelo link que possibilita a comunicação necessária para a operação.

O sistema também é composto por painéis solares que geram energia durante o dia. A energia é, então, armazenada em bancos de baterias e consumida pelos rádios. A instalação do gerador eólico tem possibilitado energia extra em períodos nublados ou com chuva, além de acrescentar autonomia aos bancos de baterias durante a noite.

“Após a instalação do sistema eólico, obtivemos uma disponibilidade muito maior de energia na localidade, pois agora podemos aproveitar não só a energia solar, como gerar energia a partir dos ventos, o que é bastante comum na região por ser de morraria”, explica Fagner Pache Ferreira, analista de TI.

Gerador eólico gera energia necessária para alimentar quatro rádios micro-ondas

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp