As tecnologias de flotação para enriquecimento mineral são usadas há mais de um século. Basicamente, uma célula de flotação permite colisões entre bolhas e partículas tratadas com reagentes na polpa, a fim de recuperar minerais de interesse. Sopradores externos fornecem ar para a célula, que é então distribuído em bolhas menores pelo conjunto de estator e rotor.

A nova geração de células de flotação BQR, equipadas com o mecanismo MAXGen, aporta uma interação melhorada entre partículas e bolhas e uma cinética de flotação mais rápida dentro da célula, o que resulta em um desempenho metalúrgico superior. Isso não apenas auxilia na maximização da recuperação dos materiais de interesse, mas também pode resultar na necessidade de menos células, trazendo benefícios significativos em termos de Capex e Opex.
Em 2014, a DELKOR, do Grupo TAKRAF, iniciou um programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) para melhorar o desempenho das células BQR. A análise inicial de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) revelou oportunidades para melhores hidrodinâmicas e redução do consumo de energia. Mais de 300 desenhos de rotores e estatores foram testados, levando ao inovador mecanismo MAXGen. Usando câmeras de alta velocidade e várias plataformas analíticas e de programação, a equipe conseguiu otimizar a distribuição do tamanho das bolhas e melhorar a interação entre partículas e bolhas, juntamente com uma cinética de flotação mais rápida dentro da célula. Tudo isso resulta em melhores recuperações minerais e operações de mineração mais eficientes e sustentáveis. O mecanismo MAXGen agora está patenteado globalmente e provou sua eficácia em várias instalações ao redor do mundo em diversas commodities minerais.
“Nossas novas Células de Flotação DELKOR BQR, agora com nosso mecanismo MAXGen, receberam uma aceitação muito rápida no mercado mundial, com várias operações na Austrália, Europa e Índia confirmando seu desempenho superior”, diz Dr. B. Venkoba Rao, Vice-Presidente de P&D na DELKOR.
A DELKOR está revolucionando o mercado de flotação no Brasil com investimentos em equipamentos de ponta, podendo realizar testes de laboratório com avançadas células de flotação de bancada, além de disponibilizar células de 0,5 m³ para testes práticos em usinas piloto ou plantas dos clientes com infraestrutura existente. A montagem é simples e eficiente, utilizando skids para integrar-se ao processo já estabelecido, comprovando o desempenho superior do MaxGen.
A DELKOR também oferece retrofit em células de flotação existentes, otimizando custos de Capex e permitindo que os clientes adotem as últimas tecnologias para maximizar suas operações.
SOBRE O GRUPO E UMA NOVA PLANTA EM MG
O Grupo TAKRAF, por meio de suas marcas consolidadas TAKRAF e DELKOR, fornece soluções tecnológicas inovadoras para a mineração e indústrias relacionadas. A TAKRAF chegará aos 300 anos em agosto, e inaugurou recentemente, em Ouro Preto, uma planta piloto com células de flotação – processo de mineração que concentra minerais – e laboratório para realização de diversos testes, incluindo filtragem, reologia, sedimentação estática e dinâmica, dentre outros.
A TAKRAF do Brasil, empresa de origem alemã, também fez parceria com a Fundação Gorceix, uma das principais instituições de apoio ao desenvolvimento de ciência e tecnologia do setor minero-metalúrgico, para mais este avanço no processo de mineração, com significativo investimento em seu laboratório.
