Cetem realiza simpósio para ampliar conhecimento e aplicação das argilas no País

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) realiza, em sua sede, no Rio de Janeiro, nos dias 31 de março e 1 de abril de 2016, o II Simpósio sobre Argilas Aplicadas, com objetivo de agregar o maior número de profissionais de diferentes áreas e instituições de pesquisa no sentido de ampliar o conhecimento e aproveitamento na caracterização, preparação e aplicação de argilas. O caulim (caulinita), fundamental na indústria do papel, é um exemplo da importância econômica da argila: o Brasil é o terceiro país que mais exporta o bem mineral. A bentonita é outra argila que se destaca no cenário nacional. É aplicada na produção de pelotas de minério de ferro (pelotização) e na perfuração de poços de petróleo.

“Argilas e petróleo”; “As pesquisas com agrominerais no Brasil” e “Argilas pilarizadas: catalisadores versáteis” são alguns dos temas da programação do evento que também abordará o que há de inovação na área e buscar a cooperação com grupos de pesquisa de instituições nacionais e internacionais, além de organizar grupo nacional de discussões sobre o tema e iniciar a formação da Sociedade Brasileira de Argilas.

O evento é gratuito e as vagas limitadas. Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail argilas-aplicadas@cetem.gov.br. Inscrições para ouvintes até o dia 25/03/2016. Mais informações na página http://www.cetem.gov.br/ii-simposio-argila

Fonte: Redação MM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *