Boliden negocia aquisição do controle da Nexa Resources

Boliden negocia aquisição do controle da Nexa Resources

A brasileira Nexa Resources e a sueca Boliden AB negociam possível combinação de negócios. A operação representaria a compra pela mineradora europeia da participação da Votorantim de 64,7% na empresa nacional.

No comunicado divulgado por ambas empresas sobre as negociações, não foi informado os valores nem se transação será fechada – mas fontes indicam que a operação pode custar US$ 1,4 bilhão.

A Nexa é uma mineradora polimetálica, tendo o zinco como principal produto. A empresa do grupo Votorantim tem capital aberto na bolsa de Nova York e operações no Peru e no Brasil – em Minas Gerais mantém mina em Vazante e fundições em Três Marias e Juiz de Fora, e em Mato Grosso possui planta em Aripuanã.

Já a Boliden e a maior produtora europeia integrada de metais de base – incluindo zinco, cobre, chumbo e níquel -, com sete minas e cinco fundições na Suécia, Finlândia, Irlanda, Noruega e Portugal.

Um consultor industrial independente, aponta que acordo entre as mineradoras “faz sentido” por extraírem e processarem os mesmos minerais em diferentes localidades, e a combinação criaria um dos maiores grupos polimetálicos integrados do Ocidente.

O consultor lembrou que a venda da participação na Nexa pela Votorantim representaria mais um desinvestimento no negócio de mineração do grupo, seguindo o que já foi realizado com a empresa de alumínio CBA, adquirida pela Chalco e a Rio Tinto no início deste ano.