Investimentos, mudança de cultura organizacional e reposicionamento da estratégia marcam a nova fase da companhia
São Paulo, fevereiro de 2020 – No dia 20 de fevereiro, o Grupo Açotubo, maior distribuidor de produtos siderúrgicos da América Latina, comemora 46 anos e aproveita para anunciar uma nova fase chamada 46 anos+. Trata-se de um reposicionamento da estratégia da companhia, anúncio da segunda geração de executivos na diretoria, entre outras medidas.
Como start, a divulgação de 31,5 milhões em investimentos programados para 2020, que serão destinados para ampliação de área física, logística, tecnologia da informação, treinamentos e o lançamento de linhas de produtos criadas a partir das demandas de clientes. O valor ressalta o ritmo de crescimento do ano passado, quando o Grupo iniciou uma expansão internacional com alianças comerciais no Peru e na Colômbia, além de renovar parte da frota de caminhões.
Outro movimento institucional importante é a adequação dos pilares de negócio. A “Missão” é entender o cliente para oferecer a melhor solução com paixão, engajamento e processos eficientes. A “Visão” é ser reconhecida como empresa presente, conectada, com pessoas comprometidas e propostas competitivas. Os “Valores” passam pelo cuidado com os colaboradores, apetite por desafios e coerência entre o que é dito e o que é feito.
Mesmo apontando para o futuro, as diretrizes são ancoradas por um grande orgulho da história empreendedora. “Nosso maior legado é o respeito por quase meio século de mercado sem atrasar ou deixar de honrar um único compromisso. É de sempre superar a expectativa dos clientes vendendo qualidade e, aqui, somos todos vendedores”, explica o Diretor Presidente, Luiz Eugênio Bassi.
Essa filosofia guia o quadro executivo e a segunda geração de sócios. Bruno Bassi como diretor executivo; Nathalia Bassi na área de comércio exterior; Larissa Bassi na área jurídica e Vinicius Bassi na área comercial. A primeira geração, formada por Luiz Bassi, Diretor Presidente; Ribamar Bassi, Diretor Comercial e Wilson Bassi, Diretor Financeiro, exerce também papel no Conselho Consultivo do Grupo Açotubo, que completa 5 anos em exercício.
“Essa mudança traz o melhor de dois mundos. A agilidade para absorção de novas tecnologias em favor do cliente, ao mesmo tempo em que preserva a tradição de um grupo familiar extremamente profissionalizado. Isso impacta em nossa cultura organizacional, que foi completamente reformulada, e nas causas que ganharão ainda mais importância neste novo ciclo”, explica Bruno Bassi – diretor executivo.
Destas causas, protagonismo da responsabilidade social, com ações externas como o projeto Ver e Viver, que doou óculos para crianças da rede pública de ensino de Sertãozinho, São Paulo, no ano passado; a Corrida GRAAC e o circuito cultural Cineautorama. Já na parte interna, além de diversas campanhas pontuais, a contratação de moradores de Guarulhos, onde a sede está instalada, contribuindo fortemente com a economia local.
“É um grande orgulho. Temos previsão de contratar 50 novos colaboradores este ano, o que aumenta o nosso quadro para 900 pessoas. E não se trata do simples preenchimento de vagas, mas de oportunidade e de desenvolvimento profissional, com grande atenção para a parte humana da jornada. Nossos colaboradores são peças fundamentais para a empresa avançar no futuro, rumo a mais 46 anos” conclui Bruno Bassi.
Sobre o Grupo Açotubo
Desde 1974, o Grupo Açotubo se consagrou como o maior distribuidor siderúrgico no atendimento ao varejo da América Latina. Reconhecimento de mercado, qualidade dos produtos e satisfação dos clientes integram as mais de quatro décadas da companhia. Referência empresarial e de liderança, o Grupo contempla seis divisões: Tubos e Aços, Conexões, Aços Inoxidáveis, Trefilados e Peças, Soluções Integradas e Sistemas de Ancoragem (Incotep), preparado para atuar em diversos segmentos. Para mais informações: https://acotubo.com.br/.