Tecnologia permite modernizar setor de mineração e garantir segurança ambiental

Tecnologia permite modernizar setor de mineração e garantir segurança ambiental

Com as grandes barragens necessitando diminuir seu impacto, tem sido discutido hoje como conduzir esses rejeitos da melhor forma possível. No entanto, a prática depende de sistemas e equipamentos .

“Mesmo com um novo sistema, que submete os rejeitos a processos de secagem, por exemplo, é preciso conduzir esse material ao seu destino sem riscos de contaminação”, explica o engenheiro elétrico e gerente geral de vendas para a área industrial da Gemü, Mateus Souza.

Para isso, válvulas e outros equipamentos de medição e controle de fluidos podem promover a segurança ambiental necessária. Projetados para suportar a abrasividade dos compostos decorrentes da extração de minérios, eles impedem vazamentos.

No processo da mineração, as válvulas são aplicadas em filtro prensa, equipamento usado em processos de separação entre sólidos e líquidos, pelo acionamento por pressão. O método consiste em pressurizar a lama de rejeito em filtros que separam toda a água do material sólido para tratamento e liberação de um resíduo seco e sólido.

“O correto armazenamento desses rejeitos é necessário a fim de evitar danos ambientais”, explica o engenheiro. Um detalhe importante é que a lama de rejeito, composta por restos de minério, areia e água é corrosiva, e requer equipamentos em material resistente a ela.

“Infelizmente, é muito comum ter problema de acidentes devido à má escolha do produto, por isso é importante que se tenha pré-disposição inicial de fazer a escolha correta”, lembra Souza.

Com a tecnologia correta, é possível avançar no processo de recuperação do solo e na sustentabilidade de todas as cadeias produtivas.