Tecnologia e digitalização no futuro da mineração

Tecnologia e digitalização no futuro da mineração

“Operações de Mineração do futuro: tecnologia e responsabilidade”. Este foi o tema de um dos painéis do Infraweek Brasil 2022, evento com uma perspectiva especial para a aplicação da tecnologia e digitalização realizado pela Bentley Systems. Representantes da Microsoft, da Vale e da Equinox Gold, além da própria Bentley, apresentaram cases e perspectivas de suas empresas a respeito de como a tecnologia e a digitalização podem capacitar operadores de infraestruturas, possibilitando maior eficiência e uma operação mais sustentável.

Online e gratuito, o Infraweek é composto por blocos temáticos voltados para as tendências em tecnologia e digitalização. Julia Oliviera, senior technical leader, Latin America Seequent, da Bentley, abriu o painel voltado para a mineração apresentando os resultados da aplicação de uma solução inovadora em geociência na Vale. Trata-se do Leapfrog, um modelamento de subsolo em 3D, com estimativa de recursos, auditabilidade de modelos e rastreio, além de tecnologias colaborativas.

Na sequência, Leonardo Sala, geólogo senior da Vale, mostrou a construção de um modelo geotécnico por modelagem implícita e geoestatística, cujo desafio foi unir, em um ponto único e tridimensional, quatro modelos complexos – geológico, estrutural, geomecânico e hidrogeológico – mantendo a coerência geológica.

O terceiro a se apresentar foi Felipe Meinberg, gerente de banco de dados e GIS da Equinox Gold, que falou sobre o paradigma de armazenamento em nuvem da pesquisa mineral, apontada por ele como “uma grande mudança na maneira de trabalhar”. 

Finalizando o painel, Cláudio Makarovsky, diretor de energy industries da Microsoft, falou a respeito das tendências para o setor de mineração, bem como as oportunidades que surgiram a partir da transformação digital e os recursos oferecidos por sua empresa.